Sumário da água

Blog da REBOB

ANA publica capítulo sobre água no Relatório de Qualidade do Meio Ambiente


Logotipo do Relatório de Qualidade do Meio Ambiente (RMQA Brasil 2020)
Logotipo do Relatório de Qualidade do Meio Ambiente (RMQA Brasil 2020)

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) publicou o Relatório de Qualidade do Meio Ambiente (RMQA Brasil 2020), que está disponível desde 8 de junho no link www.ibama.gov.br/relatorios/qualidade-ambiental/relatorio-de-qualidade-do-meio-ambiente-rqma-relatorio-de-qualidade-do-meio-ambiente-rqma. Previsto pela Política Nacional de Meio Ambiente para apresentar o panorama da qualidade ambiental no País, o RMA Brasil 2020 foi produzido pelo IBAMA e contou com um capítulo elaborado pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) com o tema Água, trabalho realizado em 1 ano e meio e que contou com a participação de outras instituições relacionadas aos recursos hídricos.


Nesse capítulo a ANA aborda a situação das águas superficiais e subterrâneas no Brasil, o ciclo da água, eventos críticos (cheias e secas) e o monitoramento da qualidade da água. Os usos consuntivos dos recursos hídricos (que consomem água) e os não consuntivos, os conflitos pelo uso da água e o ciclo urbano da água relacionado ao saneamento básico também são abordados nesse capítulo.


A qualidade da água em termos das principais fontes poluidoras, parâmetros monitorados, assoreamento, acidentes ambientais e monitoramento da qualidade da água são assuntos abordados. Já sobre a temática da segurança hídrica a ANA trata do diagnóstico da segurança hídrica, infraestrutura cinza, infraestrutura verde, gestão de recursos hídricos e Plano Nacional de Recursos Hídricos também são temas contemplados pela Agência.


O RMQA


Em 2013 o RMQA teve sua primeira edição publicada pelo IBAMA, sendo que esse relatório sistematiza e analisa as informações ambientais para a gestão dos recursos naturais e conservação de ecossistemas no Brasil. A publicação, que agora está em sua segunda edição, é dividida nos seguintes temas: atmosfera, água, terra, biodiversidade, florestas, ambiente costeiro e marinho, ambiente urbano e economia verde. O RMQA é direcionado para gestores de meio ambiente federais, estaduais e municipais; profissionais de educação e pesquisa; organismos internacionais; organizações não governamentais; meios de comunicação; e o público em geral.


Assessoria Especial de Comunicação Social (ASCOM) Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) (61) 2109-5129/5495/5103 www.gov.br/ana | Facebook | Instagram | Twitter | YouTube | LinkedIn

13 visualizações