top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

ANA recebe missão internacional para abordar implementação do Programa Produtor de Água na República Dominicana


Em Brasília, de 6 a 10 de maio, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), em parceria com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), está recebendo uma missão internacional no contexto do Projeto de Apoio à Implementação do Programa Produtor de Água na República Dominicana.  


Técnicos dominicanos do Instituto Nacional de Recursos Hidráulicos e dos ministérios de Energia e Minas; de Meio Ambiente e Recursos Naturais; e de Economia, Planejamento e Desenvolvimento estão no Brasil para um intercâmbio de conhecimentos para que possam replicar o Produtor de Água no país caribenho. Nessa semana de trabalho, o objetivo é que os técnicos dominicanos sejam capazes de desenvolver os projetos básicos que guiarão a implementação do Programa em bacias hidrográficas desse país localizado no Caribe.  


Essa atividade está diretamente ligada à próxima etapa, que é a elaboração do projeto básico para as bacias hidrográficas e regiões de interesse da República Dominicana para implementação do Programa, que será conduzida pelos técnicos caribenhos. Com isso, eles poderão desenvolver e consolidar políticas públicas, programas e projetos de governança participativa, gestão integrada das bacias hidrográficas, saneamento rural, desenvolvimento territorial sustentável, entre outros temas, utilizando a metodologia do Produtor de Água. 


Na abertura da missão, em 6 de maio, a ANA – representada pela assessora especial Internacional, Gisela Forattini – e a ABC deram as boas-vindas à missão num evento que contou com a presença da embaixadora da República Dominicana no Brasil, Patricia de Jorge, a qual compareceu à sede da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico em Brasília. 


Também houve apresentações da ANA sobre o Produtor de Água e dos dominicanos sobre os avanços da implementação do Programa Cultivando Água Boa no país caribenho. Nos dias 7 e 8 de maio, o foco da missão recaiu sobre a capacitação nas temáticas de governança local da água, uso do solo e elaboração de projetos individuais de propriedades (PIPs), mobilização e participação dos produtores rurais, além de saneamento rural.  


Nesta quinta-feira, 9 de maio, acontece uma visita de campo ao Projeto Produtor de Água no Descoberto, nessa que é a bacia hidrográfica mais importante para o abastecimento de água do Distrito Federal. Ainda nesta quinta, a missão fará uma visita à Embaixada da República Dominicana em Brasília. Por fim, o evento será encerrado na sexta-feira, 10, com a elaboração de um documento sobre os resultados da missão e perspectivas para futuras atividades. 



Programa Produtor de Água


Criado em 2001, o Programa Produtor de Água busca apoiar projetos que contenham ações de conservação de recursos hídricos no meio rural com foco na segurança hídrica, no reconhecimento e no estímulo aos serviços ambientais prestados pelos produtores rurais através das ações de conservação de água e solo em suas propriedades. Com o objetivo de proteger os recursos hídricos no Brasil, a ANA apoia projetos que visam à redução da erosão e do assoreamento de mananciais no meio rural, melhorando a qualidade e a quantidade de água disponível – inclusive aquela que chega às cidades para seu abastecimento.  


A ANA apoia projetos do Produtor de Água por todo o Brasil, que atendem habitantes das regiões metropolitanas de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Goiânia (GO), Campo Grande (MS), Palmas (TO), Rio Branco (AC), entre outras regiões. Esses projetos contam com apoio de diversos parceiros, como prefeituras, comitês de bacias hidrográficas, universidades, organizações não governamentais (ONGs), empresas privadas e instituições públicas.  


Texto da estagiária Luíza Valadares com supervisão de Raylton Alves


Fonte: Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)

9 visualizações

Comentarios


bottom of page