top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

Comitê do Rio Paranapanema se destaca em Fórum Brasil das Águas com ação de educação ambiental

  • amandachicattomkt
  • 15 de mai.
  • 3 min de leitura
ree

Liga dos Super-Heróis do Paranapanema foi formada durante o evento e conquistou 1017 integrantes que tem como missão proteger as nossas águas


O estande do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (CBH Paranapanema) foi, sem dúvida, a grande atração do 2º Fórum Brasil das Águas. O evento, realizado em João Pessoa/PB, entre os dias 05 e 09 de maio, contou com Feira de Exposição e uma programação intensa de painéis e capacitações voltada para a agenda de recursos hídricos – todas as atividades foram realizadas no Centro de Convenções da capital paraibana. Cerca de 1,3 mil pessoas participaram do Fórum.


A Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema esteve representada pelos mais de 20 membros dos seus sete comitês – CBH Tibagi, CBH Norte Pioneiro e CBH Piraponema, no Paraná; CBH Alto Paranapanema, CBH Médio Paranapanema e CBH Pontal do Paranapanema, em São Paulo, e o CBH Paranapanema. O Comitê do Rio Paranapanema integrou à programação do evento e participou tanto da agenda técnica como da Feira de Exposição.


O vice-presidente do CBH Médio Paranapanema, Renato Nobile, enfatizou a organização e programação do evento. “Na minha visão foi muito produtivo e tive grandes oportunidades de enriquecer o conhecimento e o relacionamento com vários atores da gestão dos recursos hídricos”. A 2ª vice-presidente do Comitê do Rio Paranapanema, Carla Beck Kersting, frisou o valor da troca de experiências com outros comitês do país. “Voltamos com ideias que certamente enriquecerão as próximas ações e reuniões do Comitê”, disse.


O presidente do CBH Norte Pioneiro, Carlos Eduardo Aggio, ressaltou a urgência de transformar o conteúdo do Fórum em ações concretas. “Precisamos unir forças – universidades, comitês e sociedade civil – para promover uma mudança real”, destacou. A representante do CBH Alpa, Fátima Aparecida Blockwitz, apontou o evento como um catalisador de novas ideias. “O Fórum trouxe experiências que podem ser replicadas em diferentes regiões do país”, disse. O 1º vice-presidente do CBH Paranapanema, Marco André D’Oliveira, complementou. “Vimos soluções modernas (aplicadas no Nordeste) que podem ser aplicadas também no Sul e Sudeste”, afirmou.


A Secretária do CBH Tibagi, Andreia Oliveira, destacou a mobilização coletiva em torno da causa ambiental. “Percebemos que não estamos sozinhos nesta luta”, afirmou. Já o Presidente do CBH Piraponema, Silvio Silvestre Barczsz, elogiou a abordagem humana. “Educar é fundamental para convencer mais pessoas da urgência de preservar os recursos naturais”, comentou.


Liga dos Super-Heróis do ParanapanemaO Comitê do Rio Paranapanema em seu Plano de Comunicação e Programa de Educação Ambiental traz a importância de participar de eventos nacionais voltados para a água, com o objetivo de aumentar o conhecimento a respeito das ações do Comitê, além de fortalecer a sua identidade e atuação. Para a Feira de Exposições, o Comitê levou ao público uma proposta criativa de educação ambiental: a Liga dos Super-Heróis do Paranapanema.


A ação captou 1.017 Super-Heróis que têm como missão proteger as nossas águasOs participantes foram convidados a assumir um compromisso simbólico com a preservação da natureza, por meio de uma experiência interativa que usava inteligência artificial para transformar os visitantes em super-heróis ligados aos elementos naturais da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema.


Vale destacar que, além do público voltado à programação técnica, a Rede Estadual de Ensino Fundamental e Médio da Paraíba também levou turmas para conhecer a Feira e participar das atividades dedicadas ao público. “Saímos daqui com a missão de colocar em prática nossos superpoderes para proteger o meio ambiente”, disse a professora Susana Lucena. Mirella Costa, do Comitê do Litoral Norte da Paraíba, reforçou que “todos podemos ser heróis pelas águas”.



Programação técnicaO Comitê do Rio Paranapanema esteve representado em grande parte da programação técnica. A começar pela organização do evento, que contou com a participação da Secretária do CBH, Suraya Modaelli. No 2º dia de atividades (06/05), o Prefeito de Salto Grande/SP e membro do CBH Médio Paranapanema, Mário Rosa, participou do Painel Cenário do Saneamento no Brasil – Perspectivas e Desafios.


No período da tarde, o Coordenador-Executivo da Rede UniParanapanema, Antonio Cezar Leal, participou do Painel As Universidades na Gestão dos Recursos Hídricos. No 3º dia (07/05), a Prefeita de Presidente Venceslau/SP e Presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Pontal do Paranapanema, Bárbara Vilches, fez parte do Painel Fortalecimento das representações na gestão das águas. “Foi um espaço de reflexão e aprendizado sobre o papel do poder público na gestão das águas”, disse. Já no último dia (08/05), a Coordenadora do Escritório de Apoio do Comitê, Priscilla Rocha, fechou a participação no Painel Educação Ambiental e Comunicação para implementação da Política de Recursos Hídricos.


Fonte: CBH Paranapanema

Comentários


FOOTER-STAKEHOLDERS-SITE-REBOB.jpg
logo-rebob-rodapé.png

A Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas - REBOB é uma entidade sem fins lucrativos constituída na forma jurídicos de Associação Civil, formada por associações e consórcios de municípios, associações de usuários, comitês de bacia e outras organizações afins, estabelecidas em âmbito de bacias hidrográficas.

  • Telegram
  • LinkedIn App Icon
  • Wix Facebook page
bottom of page