Sumário da água

Blog da REBOB

Como a educação pode ajudar na conservação das águas subterrâneas?


Escrito por Bruna Soldera - Instituto Água Sustentável IAS


Dia 22 de março foi comemorado o Dia Mundial da Água e este ano as águas subterrâneas ganharam uma maior evidência nas comemorações e foram destaque no Relatório Mundial das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento dos Recursos Hídricos, publicado pela UNESCO em nome da ONU – Água.

O Relatório traz a luz que com mais investimentos em conhecimento, infraestrutura e capacitação de profissionais, as águas subterrâneas podem impulsionar o crescimento econômico em todo o mundo (UNESCO, 2022).

“98% da água doce disponível na Terra é água subterrânea, a água que fica armazenada em aquíferos abaixo dos nossos pés, e por isso temos que torná-las visíveis para além de especialistas, ou seja, para comunidade que dela se beneficia” (INSTITUTO ÁGUA SUSTENTÁVEL, 2022).

Torná-las visíveis nem sempre é fácil, ainda mais quando a maioria da população não sabe o que é água subterrânea e muitas vezes nunca ouviu falar sobre esse recurso, apesar de fazer uso diário dele. Assim, o primeiro passo para isso é a educação! É preciso fazer com que as pessoas conheçam as águas subterrâneas para torná-las visíveis, só através do conhecimento poderemos cobrar uma ação para sua conservação.

Como ensinar as pessoas sobre água subterrânea? Trazer esse tema para além de especialistas é extremamente necessário, é preciso ensinar desde a criança como também capacitar especialistas. É preciso adaptar a linguagem para cada público, falar de maneira clara e objetiva. A seguir temos alguns exemplos de como trabalhar essa temática nos diferentes níveis da educação formal e não formal:

  • Projeto Professor Água: é uma iniciativa de divulgação e transmissão de conhecimento sobre água, superficial e subterrânea. O tema água subterrânea permeia a sociedade como um todo, as pessoas precisam se interessar mais pelo assunto e serem os verdadeiros guardiões da água, quanto mais preparados estiverem mais conseguirão mudar os seus hábitos e de pessoas próximas. Criaremos uma sociedade mais engajada com o tema!

O Professor Água fala com crianças através do quadro Professor Água Responde (Ask Professor Água em inglês e Profesor Agua Responde em espanhol), crianças fazem as suas perguntas e curiosidades para o Professor Água e este responde forma didática; as animações do Professor Água trazem temas importantes sobre água de maneira divertida, incluindo temas relacionados a água subterrânea; os materiais educacionais (cartilhas) trazem informações e atividades para crianças utilizarem nas escolas e também em casa com seus pais; os podcasts são ótimas ferramentas para adolescentes e não especialistas, através de uma linguagem simples e objetiva ensina sobre água subterrânea e superficial; o programa de entrevistas Porque o Mundo Precisa de Água (POMPA) é para um público com um certo conhecimento, pois os mais renomados especialistas falam sobre a sua área de atuação e muitos sobre água subterrânea. Acesse todo conteúdo nas páginas: www.aguasustentavel.org.br e www.professoragua.org.br

  • The Groundwater Project: uma organização sem fins lucrativos registrada no Canadá, tem o compromisso de contribuir para o avanço da educação criando e disponibilizando material educacional on-line gratuito de alta qualidade sobre a água subterrânea para todos. The Groundwater Project é liderado pelo Dr. John Cherry, ganhador do Stockholm Water Prize 2020. O projeto já publicou 21 livros com download gratuito e muitos ainda estão por vir, além disso, os autores cedem os direitos autorais para tradução, sendo que atualmente há tradução para mais de 30 idiomas!

O projeto pretende lançar no futuro cursos relacionados a hidrogeologia e com acesso gratuito. Além de especialistas, o projeto tem uma área voltada para produção de materiais para crianças: livros sobre água subterrânea, como “Wally & Deanna's Groundwater Adventure” e vídeos Ask Professor Água. Acesse e faça download dos livros: https://gw-project.org


  • Livro de fotografias – Águas subterrâneas: histórias invisíveis: um livro com histórias, fotografias e ilustrações comoventes que contam a relação cultural e econômica invisível de várias comunidades ao redor do planeta com as águas subterrâneas. Pretende-se com esse livro tornar as águas visíveis para todos, educar e chamar a atenção para a necessidade de conservação! Acesse e saiba mais: https://www.groundwatervisible.org



  • Curso de Especialização: há diversos cursos de especialização que incluem o tema das águas subterrâneas, e se tornam ainda mais fundamentais para o profissional da água, principalmente para a área de gestão de recursos hídricos. Um exemplo é o Curso de Especialização EAD em Gestão de Recursos Hídricos da UFPA, um curso multidisciplinar, com professores da Universidade e do mercado de trabalho. Além de aulas dinâmicas, o aluno terá acesso a webinars com profissionais já estabelecidos da área. Essa é a sua chance de evoluir: https://materiais.aguasustentavel.org.br/gestao-de-recursos-hidricos


  • Plano de aula e treinamento de professores: trazer o tema das águas subterrâneas para dentro das escolas pode ser um desafio, mas é importante ensinar aos alunos desde a educação infantil o que são águas subterrâneas, água subterrânea dentro do ciclo de água, aquíferos, uso e contaminação das águas subterrâneas, nascentes e muitos outros temas correlacionados. Fornecer treinamento para professores é igualmente importante e é um trabalho em conjunto, o qual o professor é capaz de trazer a sua realidade de sala de aula, sugerir atividades e dinâmicas e com isso ser capaz de transmitir o conhecimento de forma simples e de fácil compreensão.

  • Feira de ciências: é uma ótima oportunidade de trabalhar o tema água subterrânea. Maquetes, experimentos e ilustrações são ferramentas úteis para aprender e reforçar o conhecimento!

  • Visita a museus e parques: há diversos museus da água onde pode se obter mais informação sobre água subterrânea, além de parques onde se pode visitar nascentes – descarga de água subterrânea – que é uma ótima oportunidade de explicar um pouco mais sobre o tema.

Viu quanta coisa pode-se fazer para ensinar água subterrânea? É preciso tornar esse recurso visível para todos, pois dele dependemos para viver!

Lembre-se sempre: o mundo precisa de água, água subterrânea!

Fonte: Instituto Água Sustentável IAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS: HISTÓRIAS INVISÍVEIS: www.groundwatervisible.org INSTITUTO ÁGUA SUSTENTÁVEL, 2022: https://aguasustentavel.org.br/conteudo/blog/162-aguas-subterraneas-tornando-o-invisivel-visivel INSTITUTO ÁGUA SUSTENTÁVEL: www.aguasustentavel.org.br GROUNDWATER PROJECT: gw-project.org PROFESSOR ÁGUA: www.professoragua.org.br UNESCO, 2022: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000380721

15 visualizações