top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

Comunidade das Bacias Hidrográficas dos Rios Canoas e Afluentes Catarinenses do Rio Pelotas discutem o Plano de Recursos Hídricos em Curitibanos


Estão sendo realizadas oficinas com a participação das comunidades das Bacias Hidrográficas dos Rios Canoas e Afluentes do Rio Pelotas, para elaboração do Plano de Recursos Hídricos nos Município de Lages, Campos Novos e Curitibanos, cujo objetivo é a construção coletiva e participativa.


Em estudo desde 2022, o Plano de Recursos Hídricos (PRH) do rio Canoas e Afluentes Catarinenses do Rio Pelotas desenvolvido pela HRA Engenharia e Meio Ambiente, entra na etapa final de desenvolvimento, incluindo a definição de Planos de Ação específicos e definições importantes relacionadas a Outorga e Cobrança da Água na região. Nos meses de março e abril, foram apresentados inicialmente 3 (três) de um total de 6 (seis) eventos que marcam a Etapa C do PRH Canoas-Pelotas.


O estudo engloba 32 municípios da Serra Catarinense, Meio Oeste, Vale do Contestado, Planalto Sul e Alto Vale do Rio do Peixe, e nestes eventos, serão tratadas informações sobre os rios que são fontes de diferentes usos para estes municípios. Dentre eles: Anita Garibaldi, Bom Jardim da Serra, Bom Retiro, Bocaina do Sul, Campo Belo do Sul, Capão Alto, Cerro Negro, Correia Pinto, Campos Novos, Fraiburgo, Otacílio Costa, Painel, Palmeira, Petrolândia, Rio Rufino, São Joaquim, São José do Cerrito, Urubici, Urupema, Lages e Curitibanos que sediou a oficina que aconteceu no dia de ontem, dia 04 de abril na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.


Esta etapa realizada em Curitibanos, contou com a presença de técnicos, professores, estudantes, entre os quais também estavam presentes as organizações-membro do Comitê Canoas e Pelotas, entre elas, a Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, representada pelo Dr. Eduardo Marques Martins; a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina – EPAGRI, representada pelo seu titular Anderson Rocha Lourenço e a Associação Curitibanense de Engenheiros Agrônomos – ACEA, representada pelo seu titular, Sr. Roberto Soncini.


Os locais e datas das próximas oficinas que tratará sobre Cobrança de Água, serão definidas. É importante salientar que os encontros são direcionados para representantes públicos, empresários e consumidores de água em geral e que a partir do PRH sairão as diretrizes para uso consciente e sustentável dos recursos hídricos, garantindo qualidade e quantidade para o abastecimento público e privado.


O PRH dos Rios Canoas e Afluentes Catarinenses do Rio Pelotas, é uma execução da HRA Engenharia e Meio Ambiente, empresa contratada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e da Economia Verde de Santa Catarina com supervisão do Comitê de Bacias Hidrográficas e do Grupo de Acompanhamento do Plano (GAP), e conta com o apoio da Entidade Executiva Universidade do Contestado.


Fonte: Comitê de Gerenciamento Bacia Hidrográfica do Rio Canoas

14 visualizações

Comments


bottom of page