Blog da REBOB

Conheça as profissões que ajudam o meio ambiente


Você é uma pessoa que se preocupa com o futuro do nosso planeta e ainda não sabe qual profissão seguir? Se sim, esse artigo é para você!


Elaboramos uma lista de profissões que contribuem para a proteção da água e do meio ambiente e que você precisa considerar. Confira quais são:


Hidrologia:


Ciência que se dedica às águas na Terra, ela trata sua ocorrência, circulação e distribuição, propriedades físicas e químicas e a relação com o meio ambiente. A atuação do hidrólogo é ampla e se conecta com o estudo do ciclo hidrológico, planejamento e gerenciamento de bacias hidrográficas, abastecimento de água, drenagem urbana, aproveitamento hidrelétrico, uso e manejo do solo, controle de erosão, irrigação, controle da quantidade e qualidade das águas, navegação, turismo, preservação e conservação dos recursos hídricos.


Hidrogeologia


Hidrogeologia é o ramo do conhecimento que se dedica ao estudo das águas subterrâneas. O hidrogeólogo possui as atribuições de gerenciar recursos hídricos, supervisionar e orientar a construção de poços. Mas isso é apenas uma pequena parte do trabalho. As atribuições permitem também que o profissional entenda o ciclo da água de uma maneira global, abrangendo os diversos compartimentos terrestres de acordo com sua origem, formação, tempo, qualidade, entre outros aspectos que promovam a utilização para diversas finalidades.


Ecologia


É a ciência que estuda as relações entre o homem e a natureza, para preservar os recursos ambientais. O Profissional de Ecologia investiga a estrutura e o funcionamento dos ecossistemas, analisa o impacto das atividades humanas sobre o meio ambiente e procura soluções para evitar desequilíbrios ecológicos que elas possam provocar, elaborando planos para a proteção dos recursos ambientais locais e regionais.


Engenharia Hídrica


A Engenharia Hídrica é o ramo da engenharia que cuida da exploração, do uso e da gestão dos recursos hídricos. O profissional planeja e executa projetos de geração de energia hidrelétrica, irrigação de plantações, saneamento básico, transporte aquático e aproveitamento eficiente da água em casas, prédios, indústrias e no campo.



Imagem: Pixabay


Engenharia Ambiental


Esse é o ramo da engenharia que se dedica ao estudo do desenvolvimento econômico sustentável, respeitando os limites de exploração dos recursos naturais. O profissional atua no controle e na recuperação de ambientes rurais e urbanos, na conservação e no uso racional da água e na preservação do solo e da qualidade do ar.


Oceanografia


É a ciência que investiga as características dos oceanos , mares, rios, lagos e zonas costeiras desde sua descrição física até a interpretação dos fenômenos que neles se verificam, além de sua interação com os continentes e com a atmosfera. O oceanógrafo pesquisa os seres animais e vegetais, o ambiente e os processos marinhos.



Imagem: Pixabay


Geografia


A Geografia não é simplesmente uma matéria de colégio, sabia? Claro que você pode dar aulas, mas a área é muito mais ampla. O geógrafo estuda os impactos da existência humana no planeta e os efeitos disso na transformação do meio ambiente. Estuda a formação e a composição dos terrenos, de forma a compreender aspectos da constituição do planeta.


Ciências Biológicas


As Ciências Biológicas têm por missão estudar tudo o que diz respeito aos seres vivos e sua relação com o meio ambiente, passando pela flora, pela fauna e até pelo desenvolvimento humano.


Geologia:


A Geologia é a ciência que estuda a Terra. O geólogo atua na investigação de como as forças da natureza agem sobre o planeta e quais são os seus efeitos, como por exemplo, a erosão e desertificação.


Biologia:


Os biólogos estudam todas as formas de vida, sejam elas macroscópicas ou microscópicas, bem como os ecossistemas como um todo: animais, plantas, fungos e bactérias. Além disso, estes profissionais são responsáveis por pesquisar o funcionamento dos organismos, sua origem, evolução e estrutura.


Opção de profissão é o que não falta, não é mesmo? E aí, você se identificou com alguma? Deixe aqui nos comentários.


Escrito por Bruna Soldera


Fonte: IAS - Instituto Água Sustentável

33 visualizações

A Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas - REBOB é uma entidade sem fins lucrativos constituída na forma jurídicos de Associação Civil, formada por associações e consórcios de municípios, associações de usuários, comitês de bacia e outras organizações afins, estabelecidas em âmbito de bacias hidrográficas.

Design & Marketing Digital

Criatividade Coletiva - Inteligência de Marketing para Eventos
  • Telegram
  • LinkedIn App Icon
  • Wix Facebook page