top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

Dia Mundial do Meio Ambiente: como fazer a diferença?

Escrito por Bruna Soldera (Instituto Água Sustentável IAS)



Dia 05 de junho comemoramos o Dia Mundial do Meio Ambiente, uma data importante que é lembrada pela mídia durante todo o mês de junho! Mas e o resto do ano, o meio ambiente também é foco de preocupação?

A data é liderada pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), e realizada anualmente desde 1974, sendo que o evento se tornou a maior plataforma global de alcance ambiental, sendo celebrado por milhões de pessoas em todo o mundo. Este ano o evento terá como país sede a Suécia e o tema é “Uma só Terra” e tem como foco “vida sustentável em harmonia com a natureza” (UNESP, 2022).

“Rever nossas ações e nos conscientizar pode evitar muitos impactos ambientais. Se cada cidadão começasse hoje a mudar seus hábitos em relação ao planeta, conseguiríamos reduzir o impacto negativo e, assim, melhorar as condições do planeta. Se cada um fizer um pouquinho podemos mudar muita coisa #suapequenaaçãoimporta” (INSTITUTO ÁGUA SUSTENTÁVEL, 2020).

Temos um só planeta e diante de tantas adversidades ao longo dos últimos 2 anos isso ficou ainda mais claro! Não existe jogar fora e por isso temos que ser mais que racionais em relação ao uso de nossos recursos naturais, temos que ser conscientes e pró ativos em ações que vise a conservação do meio ambiente, pois está em nossas mãos. Com a campanha #UmaSóTerra, do Dia Mundial do Meio Ambiente 2022, pretende-se convocar uma ação coletiva e transformadora em escala global para celebrar, proteger e restaurar nosso planeta (WORLD ENVIRONMENTAL DAY, 2022). E você, o que está fazendo? Vamos juntos ver algumas dicas?

  1. Substitua suas lâmpadas incandescentes: opte pelas lâmpadas de LED pois elas são mais econômicas e possuem vida útil bem maior.

  2. Economize papel: vivemos na era digital, então podemos usar as ferramentas que ela possibilita e assim evitar o uso de papel! Além disso, é sempre importante separar qualquer papel para a reciclagem (ALTO ASTRAL, 2020).

  3. Não descarte pilhas e baterias no lixo comum: pilhas e baterias contêm metais pesados e tóxicos como chumbo, cádmio e mercúrio, que contaminam a água e o solo.

  4. Plante árvores: plantar árvores melhora a qualidade do ar, melhora a produtividade do solo, combate à erosão e aumenta a diversidade biológica.

  5. 5. Não jogue óleo na pia: O óleo é responsável por 40% do entupimento da rede de esgoto só em São Paulo, além de contaminar o solo e água subterrânea. Por isso, que tal fazer um sabonete com esse óleo velho? É bem simples e fácil (ALTO ASTRAL, 2020).

  6. Use sua própria sacola: sacolas plásticas são grandes vilãs do meio ambiente, pois são produtos de uso único e na maior parte das vezes não são biodegradável.

  7. Deixe seu carro em casa: sempre que possível deixe seu carro em casa, use o transporte público, use uma bike! (CEJAM, 2020; MUNDO EDUCAÇÃO, 2020).


Fonte: Instituto Água Sustentável IAS


https://www.pexels.com/pt-br/foto/bicicleta-red-cruiser-estacionada-em-suporte-de-metal-para-bicicletas-805303/ Lembre-se: se você não reaproveita, recicle. Se você não recicla, reduza. Se você não reduz, repense! O que você está fazendo para proteger o nosso planeta? Compartilhe suas ações! Referências: ALTO ASTRAL, 2020: https://www.altoastral.com.br/estilo-de-vida/dia-mundial-do-meio-ambiente/ CEJAM, 2020: https://cejam.org.br/noticias/dia-mundial-do-meio-ambiente-pequenas-atitudes-fazem-a-diferenca INSTITUTO ÁGUA SUSTENTÁVEL, 2020: https://www.aguasustentavel.org.br/conteudo/blog/58-dia-do-meio-ambiente MUNDO EDUCAÇÃO, 2020: https://mundoeducacao.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-mundial-meio-ambiente.htm UNESP, 2022: https://www.unep.org/pt-br/events/un-day/dia-mundial-do-meio-ambiente-2022 WORLD ENVIRONMENTAL DAY, 2022: https://www.worldenvironmentday.global/pt-br

66 visualizações
bottom of page