Dirigente da ANA apresenta benefícios da plataforma Águas Brasil para agricultura irrigada durante FIEGO em Cristalina (GO)
- amandachicattomkt
- 17 de jul.
- 2 min de leitura

A2ª edição da Feira de Irrigação do Estado de Goiás (FIEGO) teve início nesta quarta-feira, 16 de julho, no Parque de Exposições de Cristalina (GO), com o objetivo de promover o uso eficiente da água na agricultura por meio de soluções inovadoras. No primeiro dia do evento, que vai até o dia 19, o diretor interino da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) Marco Neves participou da abertura da Feira e realizou palestra sobre os benefícios da plataforma Águas Brasil para a agricultura irrigada.
Na abertura da 2ª FIEGO, o diretor interino da ANA participou da solenidade juntamente com o vice-governador de Goiás, Daniel Vilela; a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás, Andrea Vulcanis; o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tiago de Mendonça; o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (FAEG), José Mário Schreiner; entre outras autoridades.
Na tarde desta quarta, 19, em sua palestra sobre a plataforma Águas Brasil, Neves contextualizou a agricultura irrigada no Brasil, que tem potencial de mais de 4,05 milhões de hectares até 2040 e um potencial físico-hídrico de 55,8 milhões de hectares de área irrigada. Além disso, o diretor interino contextualizou a evolução dos usos de recursos hídricos e do comprometimento hídrico nos rios de domínio da União (interestaduais e transfronteiriços). O dirigente falou, ainda, acerca do cenário do Cadastro Nacional de Usuários de Recursos Hídricos.
Outro ponto abordado por Marco Neves foi a evolução da regulação de uso de recursos hídricos para agricultura irrigada. Nesse sentido, explicou sobre a regulação especial em sistemas hídricos locais e medidas relacionadas, como: alocação negociada, marcos regulatórios, outorga com gestão de garantia e prioridade (OGP) e outorga com gestão compartilhada (OGC). O dirigente também apresentou os ganhos econômicos para a agricultura irrigada com essas regras especiais.
A respeito da Águas Brasil, Neves apresentou a ferramenta como uma plataforma nacional de gestão dos recursos hídricos que integrará dados nacionais, estaduais e distritais sobre outorga de direito de uso de recursos hídricos, fiscalização desses usos, cobrança pelo uso da água e arrecadação. Desenvolvida em parceria com o SERPRO, a plataforma reunirá dados de águas superficiais e subterrâneas num só lugar, recomendações para os usuários por inteligência artificial (IA), dados e informações atualizados e de qualidade dos órgãos gestores de recursos hídricos, outorga instantânea nato digital, entre outras funcionalidades. Com isso, irrigantes poderão ter o processo de regularização do uso de água simplificado.
Nesse evento realizado pela Associação de Irrigantes do Estado de Goiás (IRRIGO), são compartilhados conhecimentos sobre a temática da agricultura irrigada. Além disso, são esperados R$ 15 milhões em negócios e acontece uma conscientização sobre a importância da irrigação sustentável. A FIEGO tem como públicos: agricultores, especialistas, empresas e instituições governamentais relacionadas ao setor.
Fonte: Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)
Comentários