top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

Fórum Mineiro de Comitês de Bacias se reúne em Caxambu



Nos dias 13 e 14 de junho, o município de Caxambu, cujo território está localizado na Bacia Hidrográfica do Rio Verde, sediou a 78ª Reunião Ordinária do FMCBH - Fórum Mineiro de Comitês de Bacias Hidrográficas. A cidade, que integra o Circuito das Águas, é reconhecida pelas fontes termais.


“Devido as especificidades de problemas nos municípios integrantes do Circuito das Águas. Por isso, fez-se necessário um amplo debate e encaminhamentos referentes à essa questão hídrica específica,” destacou o coordenador do Fórum Mineiro, Wilson Acácio.


O encontro foi aberto de forma híbrida com a participação da secretária de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo e também do diretor-geral do IGAM - Instituto Mineiro da Gestão das Águas, Marcelo da Fonseca. Presencialmente, estiveram representações de mais de vinte CBHs, além de prefeitos, vereadores e outras lideranças locais e da região.


O segundo dia foi marcado pela mesa redonda Águas Subterrâneas no Sul de Minas Gerais, com os debatedores: Ana Paula Lemes de Souza, consultora e assessora jurídica na área ambiental e cultural junto à várias organizações da sociedade civil do Circuito das Águas do Sul de Minas Gerais; Carlos Alberto de Freitas, representante da ABAS/MG - Associação Brasileira de Águas Subterrâneas - Núcleo Minas Gerais; Fernando Roberto de Oliveira, Coordenador de Águas Subterrâneas da ANA - Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico; Isadora Pinho Tavares de Filippo, Gerente de Regulação de Uso de Recursos Hídricos do IGAM; Maria Antônia Muniz Barreto Siqueira, vice-presidente da AMPARA - Sociedade Amigos do Parque das Águas; e, Murilo Fonseca Bortolozzi, médico e diretor da Clínica Gênesis, em São Lourenço/MG. O evento, que foi aberto à toda comunidade, resultou em uma intensa interação com o público e uma valorosa reflexão sobre a exploração das águas na região e o seu futuro. O FMCBH se comprometeu a gerar um documento com os encaminhamentos e propostas para apoiar as entidades em defesa da manutenção e preservação do Circuito das Águas do Sul de Minas.


Na parte da tarde, o encontro foi encerrado com uma magnífica visita técnica guiada ao Parque Águas de Caxambu, impressionando os participantes com a riqueza histórica e de beleza cênica.



O Fórum Mineiro e Comitês de Bacia Hidrográfica


O Fórum Mineiro de Comitês de Bacias Hidrográficas é composto pelo conjunto de mais de trinta comitês legalmente instituídos no Estado de Minas Gerais e tem o objetivo de promover a integração e a articulação dos CBHs no âmbito estadual, visando o seu fortalecimento como parte do SEGRH/MG - Sistema Estadual de Gerenciamento dos Recursos Hídricos de Minas Gerais.


Os comitês de bacia hidrográfica têm como função fazer a gestão participativa e descentralizada dos recursos hídricos, discutindo e deliberando sobre a gestão local das águas.


Fonte: Fórum Mineiro de Comitês de Bacias

90 visualizações
bottom of page