top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

Iniciativas do Comitê do Rio Paranaíba são reconhecidas no Prêmio Goiás Sustentável


 

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba (CBH Paranaíba) conquistou destaque no Prêmio Goiás Sustentável 2024, na categoria Ciências e Educação, com o inovador jogo “Navegando pelas Águas do Rio Paranaíba” e também foi reconhecido pelo impacto do projeto de instalação de fossas sépticas em comunidades rurais, na premiação referente à implementação de políticas públicas, ambos os projetos executados por meio de sua delegatária à agência de água, Abha Gestão de Águas. Este reconhecimento sublinha o compromisso do CBH Paranaíba com a sustentabilidade e a educação ambiental, marcando um avanço significativo para a gestão das águas e o relacionamento com a comunidade.


A cerimônia de premiação, realizada nesta quarta-feira (05/06) no Auditório Mauro Borges, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia-GO, foi promovida pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad). O evento contou com a presença de várias autoridades, incluindo a secretária da Semad, Andrea Vulcanis, e o vice-governador de Goiás, Daniel Vilela, representantes dos usuários de água e da sociedade.


O Prêmio Goiás Sustentável, que está em sua quinta edição, reconhece ações que promovem o desenvolvimento sustentável no Estado de Goiás. Desde 2019, a Semad valoriza iniciativas que contribuem para a preservação ambiental e a sustentabilidade em diversas áreas. Neste ano, os vencedores receberam um troféu exclusivo em formato de arara, criado pela artista Fatinha, especialista em fibras e fios, moradora de Olhos D’Água.


João Ricardo Raiser e Flávia Stela Gonçalves, representando o CBH Paranaíba e a ABHA Gestão de Águas, receberam o troféu e os certificados de participação pelos dois projetos premiados das mãos da secretária Andrea Vulcanis. “Esta iniciativa tem como objetivo fornecer informações de maneira simples e didática sobre a gestão de recursos hídricos. Devido ao sucesso alcançado até agora, estamos trabalhando na possibilidade de expandi-la para as escolas públicas das cidades localizadas na bacia do Rio Paranaíba”, declarou Raiser.


O jogo “Navegando pelas Águas do Rio Paranaíba” tem sido uma ferramenta essencial na educação ambiental, permitindo que a sociedade compreenda a importância do uso e conservação dos recursos hídricos de forma divertida e interativa. Já o projeto de instalação de fossas sépticas tem transformado a realidade de comunidades rurais, melhorando significativamente as condições sanitárias e contribuindo para a saúde pública e a preservação ambiental. O apoio e a capacidade técnica da Abha Gestão de Águas foram fundamentais para a realização desses projetos e para alcançar este reconhecimento.


Além do CBH Paranaíba, outros nove projetos foram premiados em diversas categorias, incluindo Inovação, Atividade Empresarial, Ações pelo Clima, Terceiro Setor, Atividade Rural, Estudantes, Sociobiodiversidade, Imprensa e Políticas Públicas. Os vencedores refletem a diversidade e a criatividade das iniciativas sustentáveis desenvolvidas em Goiás.


Para o CBH Paranaíba, este prêmio é uma celebração do empenho de seus membros, da maturidade alcançada pelo Comitê e do compromisso firmado em prol das águas do Rio Paranaíba.


Fonte: CBH Paranaíba

21 visualizações

Comments


bottom of page