top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

Lançamento do livro "Rotas para a agricultura sustentável: o livro dos agricultores"



No dia 1º de abril, foi lançada na região do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio das Antas, Bacias Contíguas e Afluentes Catarinenses do Rio Peperi-Guaçu, a obra "Rotas para a agricultura sustentável: o livro dos agricultores". De autoria do Engenheiro Agrônomo, André Luiz Rech, o livro reúne reflexões sobre a evolução da agricultura e a importância da manutenção da qualidade dos solos.


Graduado pela Universidade do Estado de Santa Catarina em 2004, o autor considera o solo saudável o responsável por gerar plantas saudáveis e, por consequência, influenciar na vida animal e humana. "A água está presente nesta física do solo - para termos mais água de qualidade e em quantidade para a população mundial, precisamos fazer bons manejos agrícolas, para que os solos fiquem com alta permeabilidade, que a água infiltre pelos macroporos e possa reabastecer os lençóis freáticos", detalha, mencionando o papel do ciclo da água na vida dos cidadãos.


Práticas inovadoras e boas parcerias, conforme Rech, desempenham papel fundamental na atualidade. "A gente recomenda que o agricultor busque um consultor e um Engenheiro Agrônomo para que tenha auxílio em seu planejamento agrícola, fazer certas coberturas de solo e adubação verde, além de plantio direto e uso de múltiplas raízes", ressalta.


Visando maior assertividade nos plantios, Rech faz recomendações sobre a relação entre clima, agricultura e sustentabilidade. "O solo é o maior reservatório de água doce do mundo", enfatiza, finalizando com a menção ao conceito de Previsão Climática do Solo.


Fonte: Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio das Antas, Bacias Hidrográficas Contíguas e Afluentes Catarinenses do Rio Peperi-guaçu

40 visualizações

Comments


bottom of page