As formas de poluição da água são várias, de origem natural ou como resultado das atividades humanas. Em uma visão global sobre processos poluidores, podemos citar quatro definições:
A) Contaminação: é a introdução na água de substâncias nocivas à nossa saúde e também nocivo a espécies da vida aquática (exemplo são os patogênicos e os metais pesados); Acontece por despejo de esgotos domésticos e industriais sem o devido tratamento em um corpo d’água.
B) Assoreamento: é o acúmulo de sedimentos minerais pelo depósito de terra, areia, argila e outros detritos em um corpo d’água, o que provoca a redução de sua profundidade e de seu volume útil; Acontece por consequência direta de enchentes pluviais, devido ao mau uso do solo e da degradação da bacia hidrográfica, pode ser causado por desmatamentos, garimpos e construções.
C) Eutrofização: é a fertilização excessiva da água por recebimento de nutrientes (nitrogênio, fósforo), causando o crescimento descontrolado e excessivo de algas e cianobactérias que podem produzir substâncias nocivas à saúde. Ocorre por causas naturais, mas acontece também como resultado da ação humana, como por exemplo o lançamento de esgotos domésticos e industriais sem o devido tratamento, ou pela utilização inadequada de adubos orgânicos, que podem ser transportados para o ambiente aquático.
D) Acidificação: é a redução de pH, como decorrência da chuva ácida (chuva com elevada concentração de íons H+, pela presença de substâncias químicas como dióxido de enxofre, óxidos de nitrogênio, amônia e dióxido de carbono).
Fonte: Ambiental Análise
Comentarios