top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

Seminário no DF discute Gestão integrada e uso sustentável dos recursos hídricos na América Latina

Gestão integrada e uso sustentável dos recursos hídricos em países da América Latina, Caribe e de língua portuguesa são temas de seminário em Brasília


A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) promoveu nesta terça-feira, 12 de dezembro, em Brasília (DF), o Seminário Final do Projeto de Cooperação Sul-Sul para o fortalecimento da gestão integrada e do uso sustentável dos recursos hídricos no contexto dos países da América Latina, Caribe e da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). O evento foi realizado em parceria com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).


Participaram do evento, representando a ANA, a diretora Ana Carolina Argolo e o diretor interino Nazareno Araújo. Também estiveram presentes o responsável substituto pela Cooperação Sul-Sul Trilateral com Organismos Internacionais da ABC, Plínio Pereira, e o coordenador de Ciências Naturais da UNESCO, Fábio Eon.



Realizado desde 2013, o projeto contribuiu para um dos pilares da cooperação técnica internacional da ANA, que é a capacitação técnica e institucional na gestão integrada e uso sustentável dos recursos hídricos. Além disso, ampliou a articulação técnica, institucional e política da Agência com instituições de países da América Latina, Caribe e da CPLP. A experiência também permitiu a divulgação das ações da ANA em temas relevantes da agenda nacional e internacional, como: Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6 (ODS6), segurança de barragens, conservação de água e solo, água e gênero, entre outros. Por fim, permitiu realizar parcerias com diferentes iniciativas, entre as quais o Programa Hidrológico Intergovernamental da UNESCO (PHI), a Conferência dos Diretores Ibero-americanos da Água (CODIA), a Rede Brasil de Organismos de Bacias (REBOB), o Sistema Global de Monitoramento Ambiental para Água Doce (GEMS/Water na sigla em inglês) e a Parceria Global para a Água (GWP na sigla em inglês).


Durante o evento foi apresentado o processo de avaliação interna e externa do projeto, assim como a inserção na agenda da Cooperação Sul-Sul Trilateral do Brasil. Ao final do evento foi apresentada a proposta para o novo projeto de cooperação com foco na América Latina e Caribe, a ser realizado no período de 2024 a 2028.


Assessoria Especial de Comunicação Social (ASCOM)

Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)

(61) 2109-5129/5495/5103


Fonte: Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)

32 visualizações

Comments


bottom of page