Em seis capítulos, a série começa dia 14, e traz a temática de forma didática, desde a implementação da cobrança até seus resultados
O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (CBH Paranapanema) apresenta, a partir do dia 14 de dezembro, a 4ª edição da Série de Reportagens e, desta vez, evidencia a temática ‘a cobrança pelo uso da água’ – um importante instrumento de gestão prevista na Lei das Águas. Os conteúdos podem ser acompanhados pelas publicações nas redes sociais YouTube, Facebook e Instagram.
São seis capítulos recheados com belas imagens da Bacia do Paranapanema e entrevistas ricas de informações que esclarecem sobre a cobrança pelo uso da água e o seu motivo real. A Introdução (14/12) abre a temática e explica que a cobrança pela água reconhece o recurso hídrico como um bem público, dotado de valor econômico e dá indicativos aos usuários deste recurso o real valor da água; o Capítulo 2 (15/12) mostra qual o processo para a implementação da cobrança pelo uso da água como um instrumento de gestão da Política Nacional de Recursos Hídricos; e segue no Capítulo 3 (16/12) que explica quem paga a cobrança da água.
Os investimentos com os recursos arrecadados são destaques no Capítulo 4 (17/11) que orienta que a cobrança não é um imposto ou uma taxa, e volta para onde o recurso foi arrecadado. O Capítulo 5 (18/11) traz informações sobre os resultados da cobrança que já é realizada em alguns cursos d’água.
Essa 4ª Série de Reportagens produzida pelo CBH Paranapanema com apoio da Associação Multissetorial de Usuários de Bacias Hidrográficas (ABHA Gestão de Águas), termina no dia 19 de dezembro, com o Capítulo 6, que traz informações sobre o estudo e os subsídios técnicos para a implementação da cobrança na Bacia do Paranapanema , o processo se iniciou este ano. Acompanhe e conheça mais sobre a gestão das águas!
A Secretária do Comitê do Rio Paranapanema, Suraya Modaelli, destaca que as reportagens abordam um tema muito importante que não só os usuários da água, mas toda sociedade pode opinar, participar e compartilhar a tomada de decisão. “Vale ressaltar que gestão dos recursos hídricos acontecem nos Comitês das Bacias Hidrográficas com a participação direta dos setores públicos, privados, instituições de ensino, ONGs, entidades de classe e usuários da água. Acompanhem as Séries de Reportagens e entendam um pouco mais sobre os elementos que fazem parte desta gestão e como contribuir!”, finaliza Modaelli.
Acompanhem o CBH Paranapanema nas redes sociais:Inscreva-se! Acompanhe! Compartilhe e divulgue!
YouTube
Fonte: CBH Paranapanema
Comments