Sumário da água

Blog da REBOB

1ª Oficina de Consolidação do Plano de Ações e Enquadramento da bacia do rio Doce é realizada em MG

1ª Oficina de Consolidação do Plano de Ações e Enquadramento da bacia do rio Doce é realizada em Minas

Fotos: Igam/Divulgação


O rio Suaçuí é um curso de água do Estado de Minas Gerais pertencente à bacia do rio Doce

Validar as ações para gestão eficiente dos recursos hídricos e discutir as alternativas de enquadramento mais adequadas para cada curso d’água foram alguns dos objetivos da Oficina de Consolidação sobre o Plano de Ações e da proposta de enquadramento para a Circunscrição Hidrográfica do Rio Suaçuí, realizada na quinta-feira (03/11), em Governador Valadares. A oficina, promovida pelo o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), em parceria com os CBHs Rio Doce e Suaçuí, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e a Agedoce, foi a 1ª ocorrida no Estado de Minas Gerais e faz parte de uma série de eventos participativos.


As discussões foram realizadas por meio da revisão e da atualização do Plano Integrado de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Doce (PIRH Doce), incluindo seus respectivos Planos Diretores e a Proposta de Enquadramento dos Corpos de Água da Bacia em classes, segundo os usos preponderantes.


Para o diretor de Planejamento e Regulação do Igam, Allan Mota, que esteve presencialmente no evento, foram identificados desafios importantes para a bacia do Rio Suaçuí, mas também foi possível verificar que o planejamento previsto pelos próprios municípios em seus planos municipais de saneamento básico está parcialmente alinhado com as metas finais do enquadramento de grande parte dos trechos. “Isso reforça a importância da participação dos municípios no processo de construção das metas intermediárias, aproximando as agendas de recursos hídricos e saneamento, além de aprimorar o Programa de Efetivação do Enquadramento", disse.

Para saber mais, clique aqui.


Fonte: Instituto Mineiro de Gestão das Águas - Igam

6 visualizações