top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

BRASIL VAI SEDIAR 8º FORUM MUNDIAL DA ÁGUA EM 2018


Gyeongju, Coréia do Sul.


Mil anos de história e agora um registro inédito para nosso país.


Neste dia 26 de fevereiro, em sua 51ª Reunião, os Governadores do Conselho Mundial da Água definiram que o 8º Fórum Mundial da Água a se realizar no ano de 2.018 acontecerá no Brasil, na cidade de Brasília, o coração político de nosso país e o local ideal para que técnicos de todo o planeta compartilhem conhecimento, experiências e fundamentalmente, benefícios e soluções para os recursos hídricos.


O Fórum Mundial da Água, organizado pelo Conselho Mundial da Água, é o mais importante evento do planeta no setor dos recursos hídricos e tem como objetivo primordial promover o diálogo para influenciar o processo decisório sobre a água no nível global, focando sempre o aproveitamento racional e sustentável deste recurso.


Por sua abrangência política, técnica e institucional, o Fórum tem entre suas características a participação aberta e democrática, traduzindo-se num evento de grande relevância na agenda internacional. Provoca a integração de milhares de pessoas envolvidas de mais de uma centena de países nos debates que buscam sempre a qualidade e quantidade de água necessária para a segurança hídrica nas bacias, destacou Dr. Benedito Braga, Governador Presidente do Conselho Mundial da Água.



Delegação brasileira em Gyeongju



Neste contexto, o Brasil se candidatou a sediar este grande evento e disputando com a Dinamarca obteve a vitória, principalmente porque no cenário internacional nosso país se posiciona como grande indutor de boas práticas, conforme destacou Lupercio Ziroldo Antonio que é presidente da Rede Internacional de Organismos de Bacias e Governador do Conselho Mundial da Água. “Somos um país de múltiplas faces territoriais que pode oferecer, apresentar e trocar grande número de experiências e liderar um processo efetivo de boa gestão das águas, fundamentalmente porque detemos entre tantos números, 12% da água doce do mundo, dois dos maiores aquíferos do planeta e ocupamos a quinta posição em área geográfica total além de 47,7% do território da América do Sul”, destacou Lupercio


A reunião do Conselho Mundial da Água que teve uma pauta extensa e profícua discutindo entre tantos importantes assuntos, estratégias para implementação de ações relacionadas à segurança hídrica, água e energia e segurança alimentar nos aspectos de vários projetos em desenvolvimento, teve seu momento alto no final quando após as apresentações dos dois países concorrentes, o Brasil teve maioria dos votos e se credenciou para ser a capital da água no planeta em 2018.


Presente na reunião, o Governador do Distrito Federal Agnelo Queiróz, falou da importância para o Brasil sediar um evento deste porte, destacando que este fato possibilitará uma discussão aprofundada da temática água em nosso território nestes próximos quatro anos que antecedem o evento, firmando de forma definitiva a água na agenda política do país. “Somos um país rico em água e deveremos fazer um grande evento no país, trocando experiências com outros países e mostrando nossa grande capacidade de gestão participativa”, destacou o Governador.



51ª Reunião do Conselho Mundial da Água



Ricardo Medeiros de Andrade, Superintendente da ANA e Governador do Conselho Mundial da Água, que defendeu na reunião a candidatura brasileira, falou da grande responsabilidade que teremos na organização deste evento mundial e destacou a importância do trabalho a ser desenvolvido pela Seção Brasil do Conselho que agrega grandes empresas públicas e privadas e grandes entidades em nosso país. “Teremos um fortalecimento na integração dos objetivos, das metas e das ações em nosso país no que se refere aos recursos hídricos, de tal forma que em 2018 receberemos mais de 30 mil técnicos de vários países do mundo e poderemos debater a preservação deste líquido primordial para a vida humana”.


A vinda do 8º Fórum Mundial da Água para o Brasil será a primeira edição no hemisfério sul do planeta. Neste contexto, Newton Azevedo, vice-presidente da ABDIB e Governador do Conselho Mundial da Água destacou que a importância da vinda do evento para a América do Sul. “O Conselho Mundial da Água tem uma atuação abrangente no mundo e sua chegada à América Latina fortalecerá as ações desenvolvidas na entidade”, apontou Newton Azevedo.


Segundo Luiz Firmino Martins Pereira, Subsecretário do Ambiente no Estado do Rio de Janeiro e Governador Adjunto do Conselho, o 8º Fórum Mundial da Água no Brasil vai fortalecer a gestão participativa hoje amplamente praticada pelos Comitês e Organismos de Bacia em nosso país.


Na reunião do Conselho Mundial da Água que escolheu o Brasil como sede do 8º Fórum Mundial da Água, estiveram ainda presentes na delegação brasileira Vinicius Benevides, presidente da ADASA/DF, Bruno Pagnoccheschi, Superintendente da ANA, Ricardo Krauskopf da Itaipu Binacional, Robson Rocha e Wagner Pinto do Banco do Brasil S/A.


No 7º Fórum Mundial da Água a se realizar em 2015 na cidade de Daegu, Coréia do Sul, o Brasil contará com um grande Pavilhão tal como aconteceu na cidade de Marselha no ano de 2012 quando da realização do 6º Fórum Mundial da Água. Numa situação que nos favorece, temos em nosso país, um efetivo e democrático processo de gestão participativa e integrada dos recursos hídricos, envolvendo toda a sociedade neste modelo através dos mais de 250 Organismos de Bacias Hidrográficas hoje já instalados em nosso país, num contingente que relaciona mais de 90 mil pessoas direta e indiretamente dos mais diferentes segmentos da sociedade brasileira e dos setores técnicos, político, acadêmico e privado nas ações pela conservação, proteção, desenvolvimento, planejamento, gerenciamento e uso eficiente da água.



Ricardo Andrade, Superintendente da ANA e Governador do Conselho Mundial da Água, defendendo a candidatura brasileira



Ricardo Andrade, Lupercio Ziroldo Antonio e Newton Azevedo, Governadores do Conselho Mundial da Água, Agnelo Queiróz, Governador do DF e Edmundo Fujita, Embaixador do Brasil na Coreia

2 visualizações
bottom of page