top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

ENCOB em Maceió apontou a importância no fortalecimento dos Comitês de Bacia


Com a presença de mais de 1.100 participantes, realizou-se na cidade de Maceió, Alagoas, no período entre 23 e 28 de novembro a décima sexta edição do ENCOB Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas que teve como tema central destacar estes Colegiados como articuladores políticos das águas em nosso Sistema de Recursos Hídricos.


Este papel foi claramente defendido por todos os participantes da abertura solene do evento ocorrida no dia 24. Nesta oportunidade, o Sr. Vicente AndreuGuillo, diretor presidente da Agência Nacional de Águas reafirmou a necessidade do fortalecimento dos comitês de bacias hidrográficas de forma a aumentar a representatividade desses parlamentos no cenário nacional. Para Vicente,a participação dos comitês precisa ser efetiva na vida política do País, contribuindo para que a água entre na agenda em todas as esferas.


Ainda na abertura solene, o Sr. Affonso Albuquerque, Coordenador Geral do Fórum de Comitês, enfatizou que são muitos os desafios, mas que os comitês estão preparados para exercer sua missão de forma a produzir efetivas ações em prol de nossas águas.


O Sr. Lupercio Ziroldo Antonio, Presidente das Redes Brasil e Internacional de Organismos de Bacia destacou na abertura que o ENCOB se traduz no “grande fórum das águas no Brasil” e defendeu uma participação cada vez mais ativa de toda a sociedade neste processo de gestão compartilhada e participativa das águas.


Finalizando a abertura solene, o Sr. Teotonio Vilela Filho, Governador do Estado de Alagoas fez um discurso emocionado onde destacou que sua vida sempre esteve ligada aos processos que envolvem a defesa de nossos recursos hídricos e reiterou seu apoio ao trabalho dos comitês de bacia em nosso pais dizendo serem estes colegiados a base de nosso sistema.

O evento teve ampla participação de todos nos minicursos, nas conferências e nas mesas de diálogo que se realizaram nos mais diversos temas de discussão e mostrou mais uma vez a participação de pessoas de todo o Brasil e de todos os segmentos da sociedade num processo de troca de experiências, de debates e de propositura de ações para a melhoria de nossas águas.


Assembleia Geral dos Comitês de Bacia define o evento de 2.015 para o Estado de Goiás.


No dia 28/11, na Assembleia Geral Anual dos Comitês de Bacia, amplo debate foi realizado no tocante à moções e encaminhamentos propostos pelos representantes dos vários comitês presentes, sendo que o resultado estará constando da página do ENCOB nos próximos dias.

Por maioria dos presentes, definiram-se ainda os locais onde se realizará o ENCOB nos próximos anos, sendo em 2015 no Estado de Goiás, em 2015 no Estado da Bahia e em 2017 no Distrito Federal, local onde em 2018 se realizará o 8º Fórum Mundial da Água.


3 visualizações
bottom of page