top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

Encob: participe e contribua para melhorar a gestão das águas!

Venha participar do XVIII Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (Encob). O evento será realizado em Salvador, Bahia, de 03a 08 de julho de 2016 e terá como tema “Comitês de Bacias: A gestão das águas acontece aqui”.


Nordeste! Área de maior escassez de recursos hídricos do Brasil. A crise hídrica enfrentada no país nos últimos anos é novidade para grande parte da população. Entretanto, na região Nordeste ela sempre existiu, mas nos últimos anos também tem se agravado. Além de ser uma região de pouca precipitação, existem problemas de gerenciamento dos recursos hídricos, fato que também acontece nas demais regiões do país. O XVIII Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (Encob) 2016 que ocorre na Bahia visa debater e propor ações que aliem o desenvolvimento econômico e assegurem água em quantidade e qualidade para todos.


Com o objetivo de integração e troca de experiências entre os seus Comitês de Bacias Hidrográficas (CBH), o Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (FNCBH) realiza o XVIII Encob. O evento tem por objetivo apresentar a gestão participativa e compartilhada entre todos os componentes do Sistema de Recursos Hídricos do Brasil. A edição de 2016 ocorre na cidade de Salvador, capital do estado da Bahia, entre os dias 03 e 08 de julho, no Bahia Othon Palace, localizado na Avenida Oceânica, 2294, Ondina.


De acordo com o Secretário Estadual do Meio Ambiente da Bahia, Eugênio Spengler, a região Nordeste tem a maior área de escassez de recursos hídricos do país e demanda muito investimento. “Este é um momento de grande importância para se discutir a crise hídrica do país, além de trocar experiências e apresentar o que a Bahia tem realizado”, ressalta.


Eugênio Spengler: O encontro é um momento de discutir, trocar experiências e apresentar avanços em relação a gestão das águas.



O Secretário destaca também que há investimentos para o fortalecimento dos Comitês que visam garantir o desenvolvimento socioambiental nas bacias. “Hoje encontram-se em andamento a elaboração de sete Planos de Bacias Hidrográficas em todo o estado, que contemplam estudos e proposta de enquadramento dos corpos d’água e a realização do cadastro de usuários”, ressalta. “Também estamos efetivando a cobrança pelo uso da água, que garantirá investimentos essenciais para as bacias”, completa Spengler.


O Encob é um instrumento de grande relevância para os comitês que irão apresentar, discutir e refletir sobre a gestão dos recursos hídricos e planejar ações para melhorias da qualidade de vida e para o desenvolvimento sustentável. Os coordenadores do FNCBH, Affonso Henrique de Albuquerque Júnior e Luiz Carlos Silva, apontam que o encontro é uma oportunidade de debater e colocar a gestão dos recursos hídricos como pauta prioritária para o poder público.


O coordenador Luiz Carlos Silva destaca que o encontro é um importante instrumento na busca de soluções para o problema da escassez de água. “Estamos passando por uma séria crise hídrica que pode comprometer o futuro das águas e a vida da população. O Encob debaterá oportunidades e desafios para a promoção da gestão integrada das águas”, destaca.


Luiz Carlos Silva: O Encob debaterá oportunidades e desafios para a promoção da gestão integrada das águas.



Para o coordenador Affonso Henrique de Albuquerque Júnior, o evento busca a solução para os desafios que envolvem a gestão dos recursos hídricos. “O evento se apresenta como o melhor caminho com vistas à solução de tudo que envolve os recursos hídricos e que passa pela gestão participativa, pela conservação, gestão de conflitos, cobrança, investimentos, saneamento, comunicação, educação e recuperação ambiental", afirma.

Affonso Henrique de Albuquerque Júnior: O evento é o melhor caminho na busca de soluções em prol dos recursos hídricos.



Encob: Comitês de Bacias: A gestão das águas acontece aqui. Participe em busca de soluções que possam contribuir para a sustentabilidade. Clique aqui e veja a programação completa do evento. Acesse aqui e realize sua inscrição.


Salvador de todos os santos, de belezas e encantos – Fundada em 1549, pelo Governador-Geral do Brasil, Tomé de Souza, São Salvador, primeiro nome da cidade escolhida para ser a sede do Governo-Geral, Salvador hoje é uma cidade onde a efervescência multicultural e étnica são destaques, assim como as belezas de suas construções históricas e atributos naturais. A preocupação com a preservação da cultura popular, representada pelas comidas típicas baianas como o acarajé, pela capoeira e pelas pitorescas baianas, com suas vestimentas tradicionais, mantendo vivas as origens deste povo alegre e acolhedor.


A Cidade de Salvador é mundialmente reconhecida não só por seu carnaval, mas também por possuir um dos conjuntos urbanísticos arquitetônicos mais ricos do Brasil, com suas ladeiras e centro histórico declarados Patrimônio Cultural da Humanidade. A Capital do estado da Bahia possui o Largo do Pelourinho, tombado pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, como um dos celeiros de cultura, além de Igrejas centenárias – entre elas a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim - e que servem de palco para o encontro de várias religiões e credos, de maneira democrática. Outros pontos turísticos que merecem grande destaque são o Elevador Lacerda, a Praça Castro Alves, Farol da Barra e o Mercado Modelo.


Como destaques naturais, Salvador é dotada de praias de águas límpidas em que os turistas podem usufruir de toda sua beleza. Entre as mais visitadas estão a praias da Barra, Ondina, Jardim de Alah e Itapuã, cantada em prosa e verso pelo poeta filho da boa terra, Jorge Amado. Salvador conta ainda com a lagoa de Itapuã, cercada de dunas e vegetação nativa, que foi transformada em área de preservação ambiental.


O XVII Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (Encob) é realizado pelo Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (FNCBH). O Evento tem o apoio do Governo do Estado da Bahia por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema).


Leandro Félix e Cláudio Dornellas - Inspirar Agência de Comunicação.

Fotos: Camila Souza GOV/BA


Para mais informações: www.encob.org

20 visualizações
bottom of page