top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

ENCOB em Salvador/BA fortalece o trabalho dos Comitês de Bacia na gestão das águas

Com mais de 1.200 participantes, realizou-se no período de 3 a 9 de julho na cidade de Salvador, Bahia, o XVIII Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, ENCOB, evento que reuniu representantes de todas as áreas e aprofundou as discussões e debates sobre a gestão efetiva dos recursos hídricos em nosso país.


Com uma participação de membros de mais de 160 Comitês de Bacia do Brasil, o evento foi abrangente e teve uma programação extremamente profícua nos debates sobre a gestão da água em nosso território.



Abertura do XVIII ENCOB


Na abertura, ocorrida em 04 de julho, destacou-se a presença do Governador do Estado da Bahia, Rui Costa, que fez um balanço positivo das ações que estão sendo realizadas no Estado na área dos recursos hídricos e enfatizou a importância dos Comitês de Bacia neste processo.


Ainda na abertura solene, o Diretor Presidente da ANA, Vicente Andreu Guillo, também realçou a importância do trabalho desenvolvido pelos Comitês de Bacia em todo país e anunciou o Programa Nacional de Fortalecimento dos Comitês de Bacias Hidrográfica, o PROCOMITES, que visa pactuar com estes Colegiados metas e um conjunto de indicadores, alocando recursos para a implementação das ações via Governo de cada Estado.


Numa fala extremamente positiva, ainda na abertura do evento, o Senador da República Roberto Muniz defendeu o engajamento dos Comitês de Bacias Hidrográficas na construção das políticas públicas de recursos hídricos em nosso país, destacando a importância destes Colegiados no fomento à ações que beneficiem nossas águas. O Senador ainda deu grande destaque ao 8º Fórum Mundial da Água que se realizará no Brasil em março de 2018 indicando a importância de todos os Comitês de Bacia participarem deste processo.


Foto: Pedro Moraes/GOVBA



A abertura solene do evento ainda contou com o Secretário Nacional de Recursos Hídricos, Ricardo Soavinski, o Secretário do Meio Ambiente, Eugenio Splenger, o Governador do Conselho Mundial da Água e Presidente da REBOB, Lupercio Ziroldo Antonio e com os Coordenadores do Fórum Nacional de Comitês de Bacia, Luiz Carlos Souza Silva e Afonso de Albuquerque.



XVIII ENCOB


A décima oitava edição do ENCOB teve início com a realização do 10º Seminário “Água, Comunicação e Sociedade” ministrado pela Agência Nacional de Águas que contou com grande número de participantes e mais uma vez enfatizou a importância das estratégias de comunicação e mobilização nas bacias hidrográficas e destacou a necessidade da troca de informações e experiências visando contribuir para a formação de multiplicadores que disseminem boas práticas.


Foto: Claudia Dianni/Banco de Imagens ANA


A programação geral do XVIII ENCOB proporcionou grandes debates onde se destacaram como temas focais, o saneamento, o estado da arte da gestão das águas em nosso país, o desastre ambiental de Mariana e a situação atual dos Comitês de Bacia em nosso país. Vários especialistas nestes assuntos estiveram participando das mesas de diálogos que contou após as apresentações com o debate com os participantes do evento.


Foto: Andrea Araújo Trindade/Ascom – ANA


Em paralelo, o evento realizou 4 minicursos que capacitaram mais de 600 participantes e ainda promoveu encontros setoriais visando a implementação de um plano de ações estratégicas para a atuação dos Comitês de Bacias.


O XIX ENCOB irá se realizar em outubro de 2017 na cidade de Brasília, Distrito Federal e será praticamente o ultimo evento sobre o tema antes do 8º Fórum Mundial da Água que se realizará no período de 18 a 23 de março de 2018 também naquela cidade.

12 visualizações
bottom of page