top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

8º Fórum Mundial da Água elege CLIMA como um dos principais temas

Inundações e grandes períodos de seca são algumas das consequências das mudanças climáticas no mundo. O CLIMA foi escolhido como um dos temas centrais do 8º Fórum Mundial da Água, que acontece em Brasília, de 18 a 21 de março de 2018.


Inundações arrasadoras e secas prolongadas são eventos da água desencadeados pelo clima.

Inundações arrasadoras e secas prolongadas são eventos da água desencadeados pelo clima.

 

Eventos climáticos extremos como aquecimento global, por exemplo, afetam diretamente a oferta de água no mundo. Isto porque os impactos das mudanças climáticas se manifestam primeiro e mais fortemente através da água. Quanto há alteração do clima acontecem mudanças significativas no ciclo da água, nos padrões de distribuição da chuva, nos fluxos de água dos rios e na ocorrência de eventos hidrológicos extremos, como secas, inundações, tempestades, derretimento do gelo, por exemplo.


Estas mudanças climáticas - cada vez mais extremas - afetam a disponibilidade de água para atividades humanas e aumentam a recorrência de eventos climáticos críticos relacionados à água. A natureza plural faz da água um tema universal que exige políticas articuladas, planejamento e ação envolvendo governos, instituições de pesquisa e ensino, organizações do terceiro setor e a sociedade civil.

 
8th World Water Forum - Brasilia - Brazil 2018 - Sharing Water

Por ser um assunto tão vital, o 8º Fórum Mundial da Água elegeu o CLIMA como um dos principais temas do evento, discutindo “Água e as Alterações Climáticas”. São quatro os tópicos propostos para os debates em torno do CLIMA: <>1.2.3.4.

17 visualizações
bottom of page