top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

Fórum Cidadão é uma das novidades do 8º Fórum Mundial da Água


O Fórum Cidadão é a estrutura responsável por convocar e organizar a participação da sociedade civil e criar mecanismos para o seu envolvimento efetivo no 8º Fórum Mundial da Água, que acontecerá em Brasília de 18 a 21 de março de 2018.


Uma dos grandes diferenciais do 8º Fórum Mundial da Água será o chamado Fórum Cidadão, uma ferramenta que tem por objetivo incentivar a participação da sociedade civil, organizada ou não, como ONGs (comunidades locais, produtores rurais, empresários e movimentos indígenas, de gênero e da juventude) no evento. Esta foi uma maneira encontrada pela organização do Fórum para envolver nas discussões cidadãos que geralmente não recebem informação ou habitualmente não se envolvem em questões relativas à água.


O propósito do Fórum Cidadão é elevar a consciência e a atenção pública para assuntos relacionados à água e discutir e apresentar soluções inovadoras para problemas que os cidadãos enfrentam em suas vidas pessoais, sociais e profissionais, sempre sob a perspectiva do tema do tema do Fórum, que é “Compartilhando Água”.


O Processo Cidadão se inicia antes da realização do Fórum, justamente para convocar a reflexão, engajamento e a participação de diferentes setores da sociedade sobre o tema água e seus desdobramentos. A ideia é que esta iniciativa se transforme em uma plataforma aberta que permita o intercâmbio de parcerias, iniciativas, cooperação e inovação, incentivando a responsabilidade social e democrática no que se refere à questão da água. Este espaço é flexível e democrático aberto a todos os setores da comunidade.

 

As ferramentas o Fórum Cidadão


Os coordenadores do Fórum Cidadão já discutem formas de mobilização social. A ideia é criar canais de comunicação com vários setores e identificar lideranças para levá-las ao Fórum. Estão sendo mapeados os eventos nacionais e internacionais com o tema água que acontecerão até a realização o 8º Fórum, para engajar e conectar os públicos desses eventos, segundo o coordenador do grupo, Lupércio Ziroldo, que é presidente da Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas (REBOB) e governador do Conselho Mundial da Água.


“O Processo Cidadão propõe e estimula que a sociedade organize encontros para discutir temas relevantes para a gestão de água e compartilhe essas discussões em uma rede colaborativa vinculada ao Fórum”, explica Lupércio Ziroldo.


O Fórum Cidadão será também responsável pela criação, em Brasília, durante o Fórum da Água, da Vila Cidadã, um espaço aberto à participação da sociedade de acesso gratuito. O objetivo é abrir este espaço à participação da população que não pode se inscrever para participar do Fórum. “Vamos levar alguns especialistas convidados para dialogar com as pessoas na Vila Cidadã, onde haverá telões com a programação das sessões”, explicou Ziroldo. Os principais atores do Fórum Cidadão serão mulheres, jovens, crianças, povos tradicionais, comunidades indígenas, organizações não governamentais e comitês de bacias hidrográficas.

2 visualizações
bottom of page