top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

Países das Américas se reúnem para discutir clima e água

Evento reunirá dezenas de países das Américas para discutir gestão de bacias hidrográficas e mudanças climáticas. Compartilhamento de água também estará na pauta, já de olho na realização do 8º Fórum Mundial da Água. O evento acontece em Florianópolis, organizado pela RELOB.




Florianópolis vai sediar, em junho, mais um encontro dos Organismos de Bacias da América Latina (RELOB) reunindo centenas de especialistas, gestores e representantes de governos da Américas do Sul, Central, Caribe e México. O tema deste encontro será “A Gestão de Bacias Hidrográficas frente às mudanças Climáticas”. O evento acontece de 21 a 23 de junho no Costão do Santinho.


As variações climáticas e suas influências sobre eventos da água (inundações e, secas extensas, por exemplo) também serão seriamente discutidas durante a realização do 8º Fórum Mundial da Água, que acontece em Brasília em março do ano que vem. O evento deste junho próximo, promovido pela RELOB em Santa Catarina, faz parte de uma agenda preparatória para o Fórum, que vai reunir milhares de pessoas de todas as partes do Planeta e tem como tema central “Compartilhando Água”. Tema muito pertinente, aliás, uma vez que a maioria dos países que estarão representados no evento da RELOB compartilha mais de uma bacia hidrográfica.


América do Sul, Central, Caribe e México abrangem um contingente de mais de 400 milhões de pessoas e possuem quase um quarto da água do planeta o que leva ainda mais à necessidade de reflexão sobre as práticas adotadas por estes Países. De acordo com Lupércio Ziroldo, presidente da RELOB, “estes números importantes e definitivos levam também a necessidade de uma maior participação da sociedade nos processos de gestão da água tornando todos nós responsáveis pela qualidade, quantidade e compartilhamento dos recursos hídricos”. De acordo com ele, incentivar esta participação plural e democrática é um das atribuições da RELOB, que é constituída por representantes de todos os setores da sociedade. A entidade promove discussões e soluções para a água de forma integrada e participativa.


Maiores informações no seguinte endereço:







1 visualização
bottom of page