Blog da REBOB

Rivalidade é a palavra mais adequada para disputa envolvendo água

Rivalidade deriva de Rivalis, do Latim. Veja aqui por que está é uma palavra bem empregada quando a referência é disputa por água compartilhada.


É muito comum que a disputa por águas compartilhadas termine em rivalidade entre nações, estados, cidades ou mesmo lugarejos. Rivalidade, aliás, é uma palavra mais adequada para nominar este tipo de conflito. E você sabe por que?


A palavra rivalidade deriva do latim; vem da palavra Rivus, que quer dizer “rio, ribeirão, regato”. O plural de Rivus é Rivalis, também em latim, e significava “relativo a ribeiro, que está à margem dele; ribeirinho”. De forma natural, a palavra Rivalis era usada também para designar “os que têm direito em comum ao uso de uma corrente d’água”.


Uma das primeiras rivalidades entre os seres humanos surgiu por disputa de água, para si e para os animais domésticos, provavelmente por povoações estabelecidas às margens de um mesmo curso d´água. Ou seja, nos inúmeros casos em que os rios e riachos demarcavam propriedades, o vizinho da margem de cá e o vizinho da margem de lá eram chamados Rivales.


É claro que muitas vezes a convivência entre os Rivales não era pacífica – o que devia acontecer na maioria das vezes. A história conta que, na Roma antiga, os cursos d’água eram canalizados e divididos entre vizinhos agricultores, podendo ser fechados ou abertos para irrigar as plantações. Isso naturalmente deu ocasião a que uns tentassem prejudicar os outros para aproveitar melhor a água em benefício próprio. Como resultado, não era raro se formarem verdadeiras inimizades. Rivalidades.


No português a palavra adquiriu um novo sentido; Rivalis virou sinônimo de oponente, êmulo, competidor. Nas rivalidades, o objeto de disputa faz o papel de riacho de águas compartilhadas naquilo que o dicionário Houaiss chama de “metáfora tomada da linguagem rústica.

TEMA DO FÓRUM


A compartilhamento de água e a possibilidade – ou não - de rivalidades será tema do 8º Fórum Mundial da Água que acontece de 18 a 23 de março, no Brasil. Pela primeira vez o evento será realizado no hemisfério sul. Mais de 40 mil pessoas de todos os continentes estão sendo esperadas para este que é o maior evento de águas do mundo.







Tags:

0 visualização

A Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas - REBOB é uma entidade sem fins lucrativos constituída na forma jurídicos de Associação Civil, formada por associações e consórcios de municípios, associações de usuários, comitês de bacia e outras organizações afins, estabelecidas em âmbito de bacias hidrográficas.

Design & Marketing Digital

Criatividade Coletiva - Inteligência de Marketing para Eventos
  • Telegram
  • LinkedIn App Icon
  • Wix Facebook page