top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

3º Fórum Mediterrâneo da Água, no Cairo, discute relatório regional

A co-presidente do Processo Fórum Cidadão, Iman Abd El Al, participou do 3º Fórum Mediterrâneo da Água, realizado no Cairo, de 22 a 24 de janeiro de 2018. O evento teve como tema “Compartilhamento de Água e Cooperação: futuro para o Mediterrâneo” e foi organizado sob a coordenação do Instituto Mediterrâneo da Água (IME) e da Secretaria da União para o Mediterrâneo, com apoio do Centro Nacional de Pesquisa da Água do Egito.


Os resultados das atividades de grupo, do painel e de outros eventos servirão para enriquecer de forma significativa o Relatório da Região Mediterrânea antes de sua apresentação no 8º Fórum Mundial da Água.


Iman Abd El Al participou do grupo de discussão sobre “Financiamento e Desenvolvimento Sustentável” e apresentou as principais mensagens do Processo Fórum Cidadão relacionadas aos direitos humanos à água e saneamento, bem como a relação desse Processo com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, encorajando o engajamento e a parceria de toda a sociedade. A co-presidente enfatizou os benefícios e desafios da governança inclusiva e os mecanismos de engajamento público na gestão da água. Também foram enfatizados o capital social e seu valor agregado nas decisões da gestão de recursos hídricos, e salientou-se que uma nova abordagem da gestão integrada dos recursos hídricos somente seria mais eficaz se houvesse menor ênfase no fator econômico e maior foco na sustentabilidade e justiça social. A maneira mais eficaz seria por meio de parcerias entre o setor público, cidadãos e comunidades.


A co-presidente pediu forte transformação e empoderamento dos grupos da sociedade civil, e expressou a importância de garantir os recursos necessários para estabelecer um mecanismo transparente de inclusão social na gestão da água, além de campanhas de conscientização e capacitação para todos os grupos sociais sobre os desafios e problemas hídricos, incluindo as mudanças climáticas.


Fonte: 8º Fórum Mundial da Água

 

1 visualização
bottom of page