top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

No Dia Mundial da Águas os CBHs do Brasil compartilham experiências exitosas


No Dia Mundial da Águas os CBHs do Brasil compartilham experiências exitosas

A Oficina de Intercâmbio de Experiências entre Organismos de Bacia Hidrográfica foi realizada no 22/03/2018, no espaço Águas em Movimento, na Vila Cidadã durante o 8º Fórum Mundial das Águas.


O intercâmbio de experiências dos comitês de bacias converge para o tema do 8º Fórum Mundial da Água “Compartilhando Água”, a atividade tinha como objetivo promover a apresentação de experiências exitosas desenvolvidas pelos comitês de bacias no Brasil e em outros países, em especial, com ênfase para a mobilização social, atividades de educação ambiental, planejamento ou recuperação de áreas degradadas. A gestão participativa dos Recursos Hídricos conta com a articulação e apoio de Organismos de Bacias. No Brasil atualmente mais de 240 comitês de bacias hidrográficas participam ativamente da gestão das águas nas bacias hidrográficas.


A abertura da Oficina contou com a presença do Ex-Secretário de Recursos Hídricos do Brasil e ex-diretor-presidente da Agência Nacional de Águas no Brasil, Vicente Andreu. Ele afirmou “nossa legislação é muito ousada” por apostar na criação de um sistema nacional e implementação dos comitês de bacia hidrográfica”. É evidente que os Comitês de Bacia enfrentam dificuldades, mas sem dúvida é o espaço que nós precisamos apostar para que o sistema nacional seja consolidado”. Reconheceu a necessidade de fortalecimento dos sistema nacional e os estaduais, mas destacou a atuação de diversos comitês no enfrentamento às crises hídricas que tem afetado várias regiões no Brasil. “Temos que perseverar, temos que perseverar em torno dos comitês de bacia hidrográfica, e penso que a realização do 8º Fórum Mundial das Águas aqui no Brasil e fortalecimento da participação dos comitês e dos Fóruns Estaduais é algo que não terá retrocesso”.

 

O Presidente do CBH do Rio Passo Fundo: e Coordenador do Fórum Gaúcho de Comitês, Claudir Luiz Alves, apresentou o Projeto Rio Passo Fundo, Patrimônio histórico, Cultural, Econômico e Ambiental. Ele relatou que o projeto está sendo executado pela Fundação Universidade de Passo Fundo, através da Vice Reitoria de Extensão. Para o desenvolvimento do projeto foram feitas expedições investigativas, na busca de informações na Bacia Hidrográfica do Rio Passo Fundo, informações históricas, culturais, ambiental e política/econômica, na busca de montar um banco de dados. Após o levantamento das informações e entrevistas realizadas a campo, será montada exposição, dentro do Museu Histórico Regional; Museu Ruth Shinaider e Museu Augusto Rusch, e ainda, “uma exposição itinerante que vai aos municípios, sempre que solicitado”. As ações possuem o patrocínio da Caixa Econômica Federal, através do fundo Caixa de incentivo a Cultura, com um aporte financeiro de 300 mil reais.


 

A experiência do CBH Coruripe sobre a Recuperação de nascentes foi apresentada por Adriana Cavalcanti. A Coordenadora do Fórum Alagoano de Comitês, Maria Elza Messias, destacou que o projeto está sendo desenvolvido através de parcerias entre a UNEAL e Governo do Estado, e que já foram recuperadas cerca de 150 nascentes na bacia. “Também fomos contemplados pelo Petrobrás Ambiental” trabalhando a recuperação de nascentes e mata ciliar. A partir de maio “iniciaremos o plantio das mudas que serão fornecidas pelo Governo do Estado.” Para conhecer mais sobre os projetos da bacia, disse Elza, acesse o site: http://www.projetorecor.org/


Adriana Cavalcanti

 

Aldo Azevedo, membro do CBH Rio Formoso e Diretor de Recursos Hídricos da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado de Tocantins foi responsável pela apresentação dos CBHs Rio Formoso, Rio Manuel Alves, Lago de Palmas e Lontra e Corda sobre o Projeto de revitalização de bacias hidrográficas do Tocantins. Segundo o presidente do Fórum Tocantinense de Comitê, Itamar Xavier da Silva, os relatos apresentados são das ações desenvolvidas pela SEMARH/TO com verba do Fundo Estadual de Recursos Hídricos, relatou Itamar. Segundo ele, foi desenvolvido um projeto chamado “Barraginhas” que conta com a participação da comunidade. Também foi realizado um levantamento, onde foram identificadas 50 pontos para recuperação de nascentes. “A produção das mudas está bem adiantada e em breve iniciaremos a parceria com os proprietários da terra para a realização do plantio das mudas”, finalizou Itamar.


Outras experiências apresentadas foram:


  • CBH Miranda: Desafios da gestão e fortalecimento do CBH Miranda.

  • Comitês de bacias dos Estado de São Paulo: Educação Ambiental e mobilização para a gestão dos recursos hídricos – Diálogos interbacias

  • CBH Piancó Piranhas Açu: Gestão participativa na crise hídrica na bacia hidrográfica dos rios Piancó Piranhas Açu

  • CBH Ipojuca: Programa de saneamento ambiental bacia Rio Ipojuca

  • CBH Paramirim e Santo Antônio: Conflito pelo uso da Água na Bacia Hidrográfica

  • CBH Pitimbu e Pirangi: Concepção metodologia da área de atuação do CBH Pitimbu e Pirangi.

  • CBH Covapé, CBH Sepotuba, CBH Baixo Teles Pires, CBH Alto Teles Pires, CBH São Lourenço: Experiências exitosas dos CBHs de Mato Grosso.

  • CBH Paracatu: Nascentes do Rio Paracatu

  • CBH do Rio Meia Ponte: Programa produtor de água da bacia do Rio João Leite



Matéria produzida por Fernanda Matos / Fotos Fernanda Matos


4 visualizações
bottom of page