top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

As Oficinas no 1º dia do XXI ENCOB serão uma oportunidade de capacitação para o público do evento


 

Durante o XXI Encontro Nacional de Comitês de Bacia serão promovidas diferentes atividades, entre elas palestras, mesas redondas, debates, apresentações de casos e oficinas. Serão cincos dias, promovendo um momento de reflexão, um ambiente de estudo e compartilhamento para pensarmos no desenvolvimento de uma gestão dos recursos hídricos de forma descentralizada, integrada e participativa.


A programação incluirá a realização de cinco Oficinas no dia 21 (segunda-feira), de 09 às 17 horas.


A Oficina "Responsabilidade Socioambiental e Sustentabilidade na Administração Pública" será promovida por Patrícia Barbosa Fazano - Vice-Presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Médio Paranapanema (CBH-MP)

O objetivo desta oficina é estimular os gestores públicos a incorporar princípios e critérios de gestão socioambiental em suas atividades rotineiras, levando à economia de recursos naturais e à redução de gastos institucionais por meio do uso racional dos bens públicos, ao correto gerenciamento dos resíduos sólidos, às contratações públicas sustentáveis, às construções sustentáveis, à sensibilização e capacitação e à qualidade de vida no ambiente de trabalho. A sociedade precisa adotar novos referenciais de produção e consumo de bens materiais, tendo em vista a construção do desenvolvimento sustentável no País, como agentes de mudança e construtor de um novo pensar. Focar na importância que as instituições possuem em “dar o exemplo” para redução de impactos socioambientais negativos. Faremos a interação desta agenda com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).


A Oficina "Capacitação e Indicadores de Monitoramento - Avaliação de Políticas Públicas de Educação Ambiental" será realizada por representantes da Agência Nacional de Águas - ANA e da Articulação Nacional de Políticas Públicas de Educação Ambiental – ANPPEA. ​Esta oficina contará com seguinte facilitadores: Renata Rozendo Maranhão (ANA); Luis Gustavo Miranda Mello (ANA); Evandro Albiach Branco (ANPPEA / INPE); Maria Henriqueta Andrade Raymundo (ANPPEA)

Esta atividade foi proposta com o intuito de reunir educadores ambientais, comunicadores e mobilizadores sociais atuantes na gestão de recursos hídricos, a fim de promover a aprendizagem em indicadores de monitoramento de políticas públicas de Educação Ambiental, por meio do diálogo, da troca de experiências, do aporte teórico-conceitual e da formação de multiplicadores, com vistas ao aprimoramento da Gestão Integrada de Recursos Hídricos.​​ Com esse propósito, terá um momento de exposição do processo de construção dos indicadores, seguido de trabalhos em grupo para mapeamento e aprofundamento das ações e políticas públicas de capacitação e de educação ambiental.



A Oficina "Prevenção, Controle e Análise de risco de processos de erosão hídrica e deslizamento / escorregamento" será promovida por Claudio Luiz Ridente Gomes e Gerson Salviano de Almeida Filho Pesquisadores do CT-Geo - Centro de Tecnologias Geoambientais


A proposta dessa oficina é repassar o conhecimento básico sobre prevenção, controle e análise de risco dos processos erosivos lineares urbanos (ravina e boçoroca), erosão em estradas vicinais de terra, e de prevenção e controle de deslizamentos/escorregamento no Brasil, de modo que os participantes possam ser agentes multiplicadores nas questões dos conhecimentos básicos. Abordará também métodos de prevenção, diretrizes para o controle, impacto nos recursos hídricos, métodos de investigação de assoreamento, noções de estabilidade de talude, análise de risco de erosão e deslizamento ao meio urbano, e apresentar exemplos recuperação/estabilização de desses processos.



As outras oficinas foram apresentadas no informativo anterior, para relembrar o conteúdo acesse:





Todas as atividades são gratuitas e haverá emissão de certificado aos participantes. Para se inscrever no ENCOB, nas oficinas e saber mais detalhes sobre o evento acesse o site: https://www.encob.org/encob2019

2 visualizações
bottom of page