top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

Arena Expo: Segurança Hídrica e Energética



Ariel Sheffer, Superintendente de Gestão Ambiental da Itaipu Binacional, apresentou-se no espaço da Arena EXPO e falou sobre "Segurança Hídrica e Energética: Uma abordagem territorial no oeste do Paraná", no dia 22/10, dentro da programação do XXI Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (ENCOB), realizado em Foz do Iguaçu (PR) entre os dias 21 e 25 de outubro de 2019.


Em sua fala Ariel apresentou dados do reservatório, tais como 140.000 ha, 170 km, 29 bilhões m³, 1.350 km2 de superfície, e as fontes de impacto da cadeia produtiva da região oeste do Estado do Paraná.


As ações desenvolvidas pela Itaipu, tais como manejo integrado de água e solo; monitoramento da qualidade da água; Pesquisa, desenvolvimento e inovação para a cadeia produtiva; o projeto Hidrosfera(Itaipu/Unila) e projetos de educação ambiental.




Ariel Scheffer da Silva, é graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná, Mestre em Aquicultura pela Simon Fraser University, British Columbia, Canadá e Doutor em Zoologia pela Universidade Federal do Paraná. Foi Assessor do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no Brasil, pesquisador do Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento - LACTEC, Gerente de Sustentabilidade do HSBC Bank Brasil e Pesquisador visitante no Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo. Atua nas áreas de Conservação da Biodiversidade Marinha e Continental, Gestão Ambiental e inovação para a conservação da biodiversidade. Coordenou diversos projetos de conservação, ensino, pesquisa e de desenvolvimento de tecnologias. É professor do Ensino Básico Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Paraná - IFPR. Atualmente atua como Superintendente de Gestão Ambiental da Itaipu Binacional. É membro do Conselho Curador da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza e Presidente do Conselho da Associação MarBrasil.




7 visualizações
bottom of page