top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

Arena Expo: Logística reversa no Estado do Paraná


Girlene Jacob, Médica Veterinária e Victor Hugo Fucci, Engenheiro Ambiental, da Divisão de Resíduos Sólidos – DRS/ IAT- SEDEST apresentaram-se no espaço da Arena EXPO e falaram sobre Logística reversa no Estado do Paraná, no dia 23/10, dentro da programação do XXI Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (ENCOB), realizado em Foz do Iguaçu (PR) entre os dias 21 e 25 de outubro de 2019.


Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída em agosto de 2010, criou instrumentos para sua implantação. Um deles é o Sistema de Logística Reversa. Um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para seu reaproveitamento. Para ordenar essas ações, já que existem várias empresas e cadeias produtivas do setor empresarial, a SEMA lançou editais de chamamento público com o objetivo de apresentar Planos de Logística Reversa específicos, por setor.


Foi apresentado o Plano Estadual para a Gestão Integrada e Associada de Resíduos Sólidos Urbanos do Paraná - 2017. O PERS/PR terá vigência por prazo indeterminado e fornecerá subsídios para um horizonte de atuação de 20 anos; com revisão periódica a cada 4 anos. Todos os 399 municípios do Estado do Paraná serão contemplados pelo Plano. Seus objetivos são:


Incentivar à indústria da reciclagem por meio da Logística Reversa;

Gerir de forma integrada os resíduos sólidos;

Integrar os catadores de materiais recicláveis nas ações que envolvam a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos;

Realizar a quantificação e o diagnóstico de geração, tratamento e destinação final dos resíduos sólidos do Estado;

Prever a capacitação técnica continuada em gestão de resíduos sólidos;

Estruturar ações regionais de incentivo à implantação de atividades e de empreendimentos que visem à sustentabilidade ambiental, econômica e social;

Planejar a erradicação e recuperação de áreas degradadas pela disposição irregular de resíduos sólidos.


Os palestrantes também apresentaram dados sobre a logística reversa de lâmpadas; pneus; e de medicamentos veterinários.



Contatos:


Divisão de Resíduos Sólidos| draparana@sema.pr.gov.br

Assessoria de Imprensa | comunicacao@sema.pr.gov.br













7 visualizações
bottom of page