top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

Renata Bley fala sobre o estande Integração pelas Águas


A presidente do CEIVAP, Renata Bley, fala sobre o estande “Integração pelas Águas”, que teve como objetivo fortalecer por meio de diálogos e rodas de conversa sobre saneamento básico, restauração florestal, educação ambiental, entre outros temas. O CEIVAP, Comitê Guandu, Comitês afluentes fluminenses, mineiros e paulista e Comitês da Baía de Guanabara e da Baía da Ilha Grande se uniram para a criação deste espaço durante o XXI Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas.



Criado pelo Decreto Federal nº 1.842, de 22 de março de 1996, o CEIVAP, ou Comitê para Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul, teve sua área de abrangência e nomenclatura alteradas pelo Decreto Federal nº 6.591, de 1º de outubro de 2008. A partir de então, o CEIVAP passou a ser denominado Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul, tendo 4 municípios incluídos na bacia, somando, assim, 184 cidades nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.


O Comitê foi criado com o intuito de promover, no âmbito da gestão de recursos hídricos, a viabilidade técnica e econômico-financeira de programas de investimento e a consolidação de políticas de estruturação urbana e regional, visando o desenvolvimento sustentável da bacia hidrográfica do rio Paraíba do Sul, e a articulação interestadual, garantindo que as iniciativas regionais de estudos, projetos programas e planos de ação sejam partes complementares, integradas e consonantes com as diretrizes e prioridades estabelecidas para a Bacia.


Renata é Bacharel (2007), Mestre (2009) e Doutora (2013) em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com temas de pesquisa relacionados ao monitoramento da qualidade de água de ecossistemas aquáticos. Atuou como Especialista em Recursos Hídricos da Agência Nacional de Águas de 2010 a 2015 principalmente na área de planejamento e implementação de planos e projetos relacionados a qualidade de água e saneamento, atualmente em licença por interesse particular.

8 visualizações
bottom of page