top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

Relatório de Conjuntura dos Recursos Hídricos do Estado do Paraná

O Relatório Conjuntura dos Recursos Hídricos do Estado do Paraná é uma referência para o acompanhamento sistemático dos recursos hídricos no estado, por meio de um conjunto de indicadores e estatísticas sobre a quantidade, a qualidade e os usos da água, bem como sua gestão.


O Estado do Paraná destaca-se como o primeiro estado do Brasil a elaborar esta publicação.




I - O Ciclo da Água e o Conjuntura


A água que chega até nós possui uma dinâmica contínua que, depois de passar por mudanças em seu estado físico, permite sua permanência no ambiente.

A isso chamamos Ciclo Hidrológico.


II - Quantidade e Qualidade da Água


O volume de água disponível para uso na natureza está diretamente ligado à quantidade, em si, e às condições de qualidade que ela apresenta, associada aos usos pretendidos.


É de suma importância conhecer essa disponibilidade hídrica para planejar o desenvolvimento das cidades e regiões. O capítulo 2 traz uma discussão sobre esse assunto e apresenta de que forma se dá o monitoramento de quantidade e qualidade da água no Estado do Paraná.


III - Usos da Água


A atividade humana e os diversos setores da economia moderna demandam recursos hídricos e utilizam a água de forma heterogênea.


Este terceiro capítulo apresenta os principais usos da água existentes no Estado do Paraná.


IV - Gestão da Água


A gestão é o processo pelo qual são estruturadas e organizadas as atividades e a participação social para o controle e a regulamentação do uso da água.


O quarto capítulo deste relatório traz um apanhado da Gestão de Recursos Hídricos no Estado do Paraná, seus instrumentos, desafios e resultados alcançados.


V - Segurança Hídrica


Embora diversas ações de Gestão de Recursos Hídricos estejam em curso, alterações no ciclo da água impõem grandes desafios à gestão durante períodos de escassez. Essas alterações podem decorrer tanto de mudanças no clima como aumento contínuo das demandas.


Este capítulo traz informações sobre os eventos mais comuns no Paraná e as medidas adotadas pelo Estado para planejar e promover ações com foco na segurança hídrica, de forma a prevenir ou minimizar os efeitos de secas e inundações.


IV - Lições e desafios

Esta publicação teve o apoio técnico e financeiro da Agência Nacional de Águas (ANA) e do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) como parte do Projeto “Aperfeiçoamento de Ferramentas Estaduais de Gestão de Recursos Hídricos no Âmbito do Progestão”, coordenado em parceria entre ambas as instituições.



Fonte: Instituto Água e Terra

14 visualizações
bottom of page