top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

Poluentes e efluentes: você sabe o que é Poluição Ambiental?


Você sabe o que é Poluição Ambiental?


De forma simplista é a ação humana que provoca algum dano ao meio ambiente. É a introdução de qualquer substância nociva à saúde humana e/ou animal ou mesmo ao próprio ambiente e ocasiona desequilíbrio dos ecossistemas.


Assim, para uma relação saudável entre homem e natureza deve haver o uso sustentável dos recursos naturais e a destinação correta do resíduo para que o dano ambiental seja o menor possível. Neste contexto, entram os efluentes e suas definições. Vem conferir!


 

Efluentes


Os efluentes são resíduos provenientes de processos produtivos ou do consumo humano. Os efluentes podem ser líquidos ou gasosos, também podem ser subdivididos entre efluentes domésticos e efluentes industriais. É importante conhecer sua definição e origem.


Efluentes domésticos: são aqueles que têm sua origem nas residências, hotéis, bares, clubes e comércio em geral. Os efluentes líquidos são as águas contaminadas por incorporação de solutos. Algumas fontes de poluição são: água de descarga, de banho, água de lavagem de roupa e utensílios de cozinha, fossas sépticas, restos de alimentos, água contaminada com sabão e detergente.


Efluentes industriais: são os rejeitos produzidos durante os processos de produção de bens e serviços, tais como esgoto sanitário, água de resfriamento, água de lavagem e desinfecção de equipamentos, compostos orgânicos e inorgânicos. Além disso, quando se trata de efluentes gasosos as chaminés industriais são as maiores emissora, sendo que estes efluentes são rejeitos produzidos devido a reações químicas em processo de combustão, os mais preocupantes são os óxidos de nitrogênio (NO e NO2 – NOx) e os compostos de enxofre (SOx).

 

Dano ambiental e a saúde


Se os efluentes são despejados sem o devido tratamento nos mananciais hídricos e no solo podem causar sérios danos ambientais e a saúde, como por exemplo poluição de rios, água subterrâneas e solo, doenças como cólera e hepatite A e B. Já em relação aos efluentes gasosos podem ser prejudiciais às vias respiratórias, na atmosfera, os óxidos de nitrogênio e compostos do enxofre dão origem aos ácidos nítrico e, são os principais componentes da chuva ácida, além de contribuir para o aquecimento global.


Quer saber mais sobre tratamento de efluente? Acesse AQUI.



Escrito por IAS em 23 Julho 2020 Postado em Blog.



Fonte: Instituto Água Sustentável

129 visualizações
bottom of page