2º Fórum Brasil das Águas destaca a importância da gestão hídrica eficaz para o desenvolvimento sustentável
- amandachicattomkt
- 23 de mai.
- 3 min de leitura

Consórcio PCJ marcou presença no evento que reuniu mais de 1300 pessoas no início de maio
Realizado pela Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas (REBOB), o 2º Fórum Brasil das Águas reuniu 1,3 mil pessoas na última semana, entre os dias 5 e 9 de maio, em João Pessoa (PB), e teve o objetivo de promover um amplo diálogo sobre o gerenciamento dos recursos hídricos no país.
“Este grande encontro, que reuniu 1.359 pessoas e técnicos de todas as regiões do país, com uma robusta e diversificada programação, possibilitou uma grande integração entre todos os participantes, que debateram intensamente a importância da boa e eficaz gestão da água, evidenciando a importância deste insumo na vida das pessoas e no desenvolvimento para gerar emprego e renda”, assinalou Lupercio Ziroldo Antônio, presidente da REBOB.
Representado pelas coordenadoras de projetos, Mariane Leme e Priscila Marcon, o Consórcio PCJ participou do evento que reuniu técnicos, autoridades e instituições que trabalham em prol da gestão dos recursos hídricos e debateu sobre políticas públicas, mudanças climáticas, uso racional da água e financiamento de obras e serviços necessários para o setor.
Na cerimônia de abertura oficial do Fórum, o governador da Paraíba, João Azevêdo, relatou os grandes avanços do Estado na área de recursos hídricos, como na adesão de importantes programas oferecidos pela Agência Nacional das Águas (ANA), como por exemplo, o Progestão e o Qualiágua. Além disso, ele destacou a importância da sinergia de todos ao redor de um objetivo em comum, ou seja, o trabalho contínuo pela melhora dos recursos hídricos.
No primeiro dia de evento, aconteceu um workshop sobre a agenda nacional de recursos hídricos, no qual especialistas discutiram desafios e estratégias para gestão sustentável da água no Brasil.
Durante o Fórum, ocorreu a 49ª Reunião do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), que debateu diversos assuntos, entre eles, a aprovação por unanimidade de uma moção que recomenda à Presidência da COP30 – 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas – a inclusão do tema “gestão das águas” como temática transversal no programa oficial de debates.
O CNRH aprovou também a moção ao Congresso Nacional e à Casa Civil da Presidência da República, alertando para a “Situação Financeira da ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico) e Impactos na Gestão Hídrica Nacional”, devido aos cortes de recursos realizados no orçamento da agência, verificados na LOA 2025 (Lei Orçamentária Anual), que reduziu de R$ 255 milhões para R$ 197 milhões os valores orçamentários.
No último dia do evento, os participantes realizaram uma Visita Técnica à Barragem Argemiro de Figueiredo e à casa de Comando e Controle do canal Acauã/Araçagi, onde foi apresentado um desenho esquemático de todo o projeto como também o sistema de automação do empreendimento com dados, voz e circuito fechado de televisão (CFTV).
O CONSÓRCIO PCJ NO EVENTO
O Consórcio PCJ esteve presente em todos os dias do 2º Fórum Brasil das Águas, participando de painéis e atividades que abordaram as novidades relacionadas às mudanças climáticas e a gestão dos recursos hídricos, que demonstraram como a água deve estar no centro dos debates sobre políticas públicas. As coordenadoras de projetos assistiram palestras sobre os desafios do setor e da necessidade de ampliação da participação de mais pessoas na gestão hídrica, além de participar da feira técnica, realizada durante o evento.
“Eventos como esse ampliam o diálogo entre os atores envolvidos na gestão da água, bem como nos auxilia na troca de experiência para enfrentamento da crise climática que estamos vivendo frente à necessidade de garantir um uso sustentável dos nossos mananciais”, pontuou Mariane Leme.
Priscila Marcon também lembrou a importância da parceria do Consórcio PCJ e a REBOB, uma vez que atuam em conjunto em fóruns nacionais e internacionais: “O Consórcio PCJ é membro da REBOB desde a sua fundação, em 1998. Por isso, participar deste evento faz com que tenhamos certeza de que estamos na construção coletiva para assegurar água em quantidade e em qualidade para gerações futuras”.
As fotos oficiais do evento podem ser acessadas pelo link:
Sobre o Fórum Brasil das Águas
O Fórum Brasil das Águas é um evento nacional que promove o diálogo sobre a gestão sustentável dos recursos hídricos no Brasil. Organizado pela Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas (REBOB), o Fórum reúne representantes de governos, sociedade civil, setor privado, academia e juventude para debater políticas públicas, educação ambiental, inovação e inclusão social relacionadas à água.
A primeira edição aconteceu ano passado (2024), em Foz do Iguaçu (PR), e a próxima já tem nova data para ocorrer: na primeira semana de maio de 2026, na cidade de São Luiz (MA), para dar continuidade ao compromisso com a gestão participativa e sustentável dos recursos hídricos no Brasil.
Fonte: Consórcio PCJ
Comentários