35ª Semana Mundial da Água 2025 reforça a ação global pela água
- amandachicattomkt
- há 6 horas
- 3 min de leitura

Evento realizado semana passada na Suécia promoveu sessões de debates para combater os desafios mundiais relacionados à água
A 35ª Semana Mundial da Água 2025 (World Water Week, em inglês) reuniu 13 mil participantes de 188 países para debater o tema “Água para ação climática”, promovendo ações globais pela água em cenário de mudanças climáticas. Realizada entre os dias 24 e 28 de agosto, em Estocolmo, capital da Suécia, o encontro organizado pelo Instituto Internacional da Água de Estocolmo contou com a participação de vários stakeholders, entre líderes empresariais, planejadores urbanos, ativistas, povos indígenas e estudantes interessados em contribuir com a temática.
O encontro promove sessões de debates, tanto presenciais quanto em ambientes online, focados no assunto “água” e suas interações com demais áreas com impactos à sustentabilidade hídrica, econômica e social mundial. No total, foram realizadas 219 sessões, tendo como temas: governança democrática da água frente ao desafio da emergência climática; liderança indígena no uso da água; práticas diplomáticas da água para abordar a vulnerabilidade climática, entre outros.
COMO FOI?
A abertura oficial do evento aconteceu na segunda-feira (25/08), no qual foi enfatizado que a gestão da água não deve ser isolada, mas ser integrada com a saúde, clima, resiliência, desenvolvimento e meio ambiente. A racionalização da água em outras áreas temáticas e programas de trabalho é essencial para aumentar a colaboração intersetorial, alavancar iniciativas e impactos existentes na prática, mobilizar o engajamento do setor privado e aumentar o financiamento para melhores práticas comprovadas.
O seminário “Acompanhamento de resultados de conferências globais de água e clima”, recebeu destaque durante o evento por discutir como conectar os desafios e processos realizados nas conferências com a ação regional e local da água nos países. Os participantes sugeriram a criação de indicadores padronizados para medir o progresso do acesso à água potável, saneamento, governança hídrica e adaptação climática nas áreas.
O painel “Aceleração do ODS 6 em países em desenvolvimento sem litoral”, reuniu países como Butão e Ruanda para compartilhar avanços em água potável e saneamento, promovendo aprendizado entre nações e a troca de experiências para acelerar o desenvolvimento do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 6, cujo objetivo é garantir a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos.
Uruba Pataxó, indígena brasileira vice-cacique da aldeia Mãe Barra Velha, na Bahia, participou do evento no painel sobre a liderança indígena, que destacou a importância dos conhecimentos tradicionais e valores espirituais dos povos indígenas no manejo de rios, mares, manguezais e outros ecossistemas.
Uruba apresentou um apelo global pela proteção da água e dos ecossistemas aquáticos, e afirmou que, para o povo indígena, a água é o sangue, a terra é o corpo e a mata é o espírito. Ressaltou que a destruição ambiental ameaça não apenas os povos indígenas, mas toda a população.
Líderes globais reforçaram que os próximos passos rumo à COP30 e à Conferência da Água da ONU 2026, na qual o Consórcio PCJ já está habilitado a participar, devem ser construídos sobre soluções hídricas escaláveis, ou seja, modelos de gestão da água que possam ser ampliados ou replicados em diferentes lugares. O evento foi encerrado sob a mensagem de que a água não está à margem das discussões climáticas, ela é central para a ação climática global.
Para acompanhar as notícias oficiais do evento, acesse https://www.worldwaterweek.org/
SOBRE A SEMANA MUNDIAL DA ÁGUA
A Semana Mundial da Água é realizada desde 1991 com o objetivo de desenvolver soluções para desafios relacionados à água ao redor do mundo, contendo tópicos como segurança alimentar e saúde, até agricultura, tecnologia, biodiversidade, e a crise climática. Evento sem fins lucrativos, atrai participantes de diversas regiões do mundo para debater e propor soluções em prol da água para todos.
Fonte: Consórcio PCJ
Comentários