top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

5 razões para implementar a educação ambiental desde cedo nas escolas

Escrito por Bruna Soldera em 08 Setembro 2021 Postado em Blog.



No dia 08 de setembro comemora-se o Dia Internacional da Alfabetização, uma questão de dignidade e direitos humanos! De acordo com a UNESCO (2020) “apesar dos progressos feitos ao longo dos anos, cerca de 773 milhões de adultos em todo o mundo ainda não dominam as competências básicas em escrita e leitura”. A Professora Elizabeth Orofino Lucio, do Programa de Pós-Graduação em Inovação e Criatividade no Ensino Superior da Universidade Federal do Pará, complementa que “alfabetizar-se, saber ler e escrever tornou-se hoje condição imprescindível à profissionalização e ao emprego. A escola pública brasileira é um espaço necessário para a inserção na cultura escrita de grande parte da população brasileira para instrumentalizar o sujeito e facilitar seu ingresso no trabalho” (UFPA, 2021).

O Brasil possui 11 milhões de analfabetos, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua Educação 2019, divulgada pelo IBGE, e com a pandemia e ensino remoto forçado, o desafio para alfabetizar se tornou ainda maior, há muito o que se fazer (GUIA DO ESTUDANTE, 2020).

Se a alfabetização já é um grande desafio para o país, alfabetizar as pessoas com educação ambiental é um desafio ainda maior. É preciso ensinar e engajar para que o indivíduo, seja adulto ou criança, coloque em prática ações que farão do mundo um lugar melhor.

A Educação Ambiental como ferramenta para um planeta melhor

Crises climáticas, crises hídricas, aumento da população, superexploração de recursos naturais: todos estes fatores fazem com que seja cada vez mais evidente a importância de educar e conscientizar a população sobre a conservação do meio ambiente e ter hábitos mais saudáveis. Dessa forma, a educação ambiental nas escolas é fundamental, é por ela que teremos a formação de valores que devem caminhar de braços dados com a sustentabilidade, seja em qualquer setor da sociedade. Vamos ver quais são as 5 razões para implementar a educação ambiental desde cedo nas escolas?

1. A Educação Ambiental constrói valores, conhecimentos e atitudes para a conservação do meio ambiente, essencial à qualidade de vida e sua sustentabilidade (Lei nº 9795/1999). Por isso ela deve ser entendida como prioridade, todos precisamos estar cientes disso, deve ser ensinada e está presente em casa e na escola.

2. A Educação Ambiental é um processo contínuo pelo qual o aluno adquire conhecimento e informações de como pode intervir de forma direta no impacto e na conservação do meio ambiente. Assim, a Educação Ambiental é uma ferramenta permanente e modificadora, visando melhorar a relação do homem com a natureza, promovendo reflexões acerca dos problemas ambientais e mostrando que a qualidade de vida e as futuras gerações dependem de um desenvolvimento sustentável (ECO DEBATE, 2017).

3. A Educação Ambiental nas escolas é regulamentada como uma metodologia educativa integrada, contínua e permanente em todos os níveis e modalidades de ensino. O objetivo é “proporcionar um processo de alfabetização mais ecológico que capte a atenção e o envolvimento de todos os estudantes para as questões do meio ambiente. Por isso, é fundamental ensinar a disciplina desde cedo às crianças, tanto em casa quanto no espaço educacional. Dessa forma, será possível desenvolver maior senso de responsabilidade nos pequenos, fazendo com que priorizem ações de cuidado ambiental, como separar o lixo e reduzir o consumo de água diário” (COLÉGIO ARNALDO, 2020).

4. Inspira a consciência ambiental. O aluno quando compreende que os resíduos sólidos podem resultar em contaminação das águas subterrâneas e causam impactos socioambientais que podem ser irreversíveis, pode entender a importância que a redução e reciclagem do lixo trazem para o meio ambiente.

5. Proporciona o desenvolvimento de uma cultura sustentável, pois a informação teórica e prática obtida na escola é fundamental para o desenvolvimento de uma cultura sustentável. “Assim, o ideal é que a instituição de ensino encoraje os estudantes a participarem e realizarem atividades de redução de danos, como separar o lixo, apagar as luzes, plantar árvores, entre outras” (COLÉGIO ARNALDO, 2020). A Educação Ambiental deve fazer parte do plano de alfabetização, ela é fundamental se queremos um planeta melhor! O Instituto Água Sustentável contribui para isso através de seus materiais educativos e gratuitos, como este artigo! Acesse e conheça animações, vídeos, entrevistas, posts e mais: www.aguasustentavel.org.br Fontes:


78 visualizações
bottom of page