top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

6 curiosidades sobre água que você precisa saber!


A água é essencial para a vida e dela dependemos para fazer tudo ao nosso redor, seja de maneira direta como beber, cozinhar, regar uma planta, ou seja de maneira indireta, como por exemplo o uso da água no processo produtivo.


Além disso, a água permeia diversos caminhos e está associada às nossas crenças, cultura, religião, economia e praticamente tudo que nos cerca. Confira algumas curiosidades muito interessantes sobre esse bem tão precioso:


1) A ÁGUA É ÚNICA.


A água é a única substância que se apresenta de forma natural nos 3 estados da matéria: gasoso, sólido e líquido.


2) SABIA QUE A TERRA TEM UM APELIDO?


Certamente você conhece alguém pelo seu apelido, ou talvez você mesmo tenha um, não é? Saiba que o nosso planeta terra também tem um: Planeta Água (ou Planeta Azul?)!


Este apelido se deu pelo fato de 75% da superfície da Terra ser coberta por água! E o Brasil é o país que possui maior quantidade de água doce no mundo, com 12% do total do planeta.


3) ÁGUA SOBE PAREDE?


Esse fenômeno da água subir pela parede é chamado de capilaridade. Quando isso ocorre, a parede com umidade começa a apresentar manchas contínuas em sua parte inferior, ocasionando a umidade nas paredes e aquele cheirinho desagradável de mofo.


4) COMO COLOCAR 74 LITROS DE ÁGUA EM UM COPO?


Pode parecer impossível, mas para produzir um copo de 250 ml de cerveja precisamos de 74 litros de água. Esta água está dentro do conceito denominado Water Footprint ou Pegada Hídrica.


5) QUAL O PESO DE UMA NUVEM?


De acordo com a pesquisadora Peggy LeMone (Centro Nacional de Pesquisa Atmosférica) o peso de exato de uma cumulus é 500.000.000 gramas de água ou 500 toneladas. Esse peso é equivalente a 125 elefantes adultos!


6) CAMINHÕES-PIPA E ÁGUA


O Comando Militar do Nordeste tem um importante papel quando se trata de distribuição de água, umas vez que no semiárido o volume de água potável distribuído por mês em caminhões pipa é de 2,2 bilhões de litros. Essa quantidade de água daria para encher mais de 800 piscinas olímpicas!


423 visualizações
bottom of page