top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

7 fatos surpreendentes que vão fazer você se importar mais com os oceanos

Você já deve ter ouvido falar que a maior parte da superfície da Terra é coberta por oceanos, mas a sua importância vai muito além disso! Os oceanos são reguladores de oxigênio, temperatura, são fontes de alimentos, são importantes para economia e há uma infinidade de fatores que exaltam a sua exuberância e imponência.



A partir de 2021 a ONU instituiu a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, é um processo que pretende ser inclusivo, participativo e global, que respeita as realidades locais para a construção de um futuro sustentável. O Instituto Água Sustentável não poderia ficar de fora desse marco tão importante, pois o mundo precisa de água. Vem descobrir algumas curiosidades sobre os oceanos.


1) O Oceano é o lar de quase 95% dos seres vivos (TOP MELHORES, 2020).


2) A maior cordilheira do planeta Terra é subaquática e é 10 vezes maior que o Andes: é o Cume Médio Oceânico, que serpenteia entre todos os continentes e se aproxima de 65.000 km de comprimento (TOP MELHORES, 2020).


3) Um iceberg poderia abastecer um milhão de pessoas com água potável por cinco anos: um grande iceberg da Antártica contém mais de 20 bilhões de galões de água, o que poderia fornecer água potável para um milhão de pessoas por cinco anos (TOP MELHORES, 2020).


4) A maior cachoeira do planeta está no oceano! A catarata do estreito da Dinamarca é uma cachoeira subaquática entre a Groenlândia e a Islândia, formada pela diferença de temperatura na água em ambos os lados do estreito. Segundo o Serviço Nacional do Oceano dos Estados Unidos, a vazão da cachoeira é superior a 37 milhões de metros cúbicos por segundo, 50 mil vezes a das Cataratas do Niágara (TOP MELHORES, 2020).



5) A maior parte do oxigénio da Terra é produzido não pelas árvores, mas pelas algas marinhas? (NATIONAL GEOGRAPHIC, 2018)


6) Cerca de sete milhões de toneladas de resíduos são despejados nos mares e oceanos do planeta todos os anos. Pneus de automóveis, garrafas, sacos de plástico, redes de pesca contam-se de entre os resíduos mais comuns. É estimado que isto afeta mais de 600 espécies de fauna marinha, das baleias às tartarugas, e ainda as aves, e que 100 mil mamíferos marinhos morrem todos os anos por causa do lixo (NATIONAL GEOGRAPHIC, 2018).


7) A Grande Barreira de Corais se estende por mais de 1.600 milhas de comprimento. Portanto, ainda pode ser visto a partir da Estação Espacial Internacional (MEGA CURIOSIDADES, 2016).



Gostou das curiosidades? Tem alguma que gostaria de nos contar? Comente aqui!


Escrito por Bruna Soldera


Fonte das Informações:


Fonte: Instituto Água Sustentável - IAS

176 visualizações
bottom of page