Sumário da água

Blog da REBOB

8º Prêmio Ação pela Água – 2022 está com as inscrições abertas!

Lançamento aconteceu na manhã da última quarta-feira, dia 20, durante evento do Projeto Gota d’Água do Consórcio PCJ. Inscrições vão até o dia 15/07/2022.


As inscrições para concorrer ao 8º Prêmio Ação pela Água já estão oficialmente abertas e podem ser feitas pelo site www.agua.org.br/premio_acao_pela_agua. O lançamento e apresentação do regulamento com as suas categorias aconteceu na manhã da última quarta-feira, dia 20, logo após o evento de capacitação do projeto Gota d’Água, do programa de Educação e Sensibilização Ambiental do Consórcio PCJ. Os participantes podem inscrever projetos em seis categorias até o dia 15 de julho de 2022.


Nesses últimos dois anos em que vivemos sob a sombra da pandemia de Covid-19, a importância da água extrapolou a consciência sobre a sua essencialidade para a existência da vida para tocar num ponto, ainda mais sensível para nós: a nossa saúde. A necessidade de higienização das mãos para se proteger de um vírus perigoso escancarou as desigualdades sociais do acesso à água tratada, além de deixar claro que a displicência na preservação da água e do meio ambiente, pode gerar desiquilíbrios ecológicos que geram novas doenças.


Pensando nesse cenário, o Consórcio PCJ escolheu para o 8º Prêmio Ação pela Água, o tema “Água: Essencial para a nossa saúde e a do planeta”, com o objetivo de reconhecer projetos e matérias jornalísticas que atentem para essa conexão da água com o bem-estar das pessoas e respeito ao meio ambiente.


As seis categorias de inscrição se dividem em:

  • Municípios Associados ao Consórcio PCJ;

  • Empresas Associadas ao Consórcio PCJ;

  • Organizações da Sociedade Civil, Ensino e Pesquisa;

  • Serviços de Saneamento Básico dos Municípios Associados ao Consórcio PCJ;

  • Veículos de Imprensa (Tv, Rádio, Impresso/digital);

  • Instituições não associadas ao Consórcio PCJ.


A novidade nessa edição fica por conta da categoria exclusiva para o setor de saneamento, uma solicitação dos participantes do prêmio anterior, que julgaram ser mais interessante dividir os projetos de saneamento num segmento específico e mais apropriado.


As inscrições ficam abertas a partir dessa quarta-feira, dia 20, e vão até as 23h59 do dia 15 de julho de 2022. Os finalistas serão revelados no dia 28 de outubro e a cerimônia de premiação acontecerá no dia 30 de novembro, na cidade de Limeira (SP).


Os jornalistas que produziram reportagens jornalísticas sobre o tema água devem inscrever seus trabalhos, respeitando as mesmas regras dos projetos técnicos, descrevendo o processo de produção da pauta (criação, produção, resumo e metodologia) e enviar o link da matéria seja ela de televisão, rádio, impresso e digital.


As inscrições são feitas em formulário online. Para facilitar o processo de preenchimento, a Comissão Organizadora do Prêmio disponibilizou um modelo de Word para que os participantes usem de rascunho para o preenchimento das informações. O mesmo pode ser acessado na aba “inscrições” do site do prêmio. Mas, atenção! O conteúdo desse arquivo deve ser passado a limpo no formulário de inscrição online. Só serão consideradas habilitados os projetos e reportagens que forem enviados pelo formulário online.


Os trabalhos serão analisados por uma comissão julgadora independente e renomada, sem a participação de membros do Consórcio PCJ e dos patrocinadores e apoiadores da premiação. Em breve os nomes dos componentes serão apresentados no site do prêmio.


Nessa edição, os critérios de avaliação foram definidos para atender a cinco indicadores: resultado, impacto social, replicabilidade, originalidade e adesão aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, em especial o ODS 6 – água potável e saneamento. O não atendimento de todos os critérios não é motivo para desclassificação, mas quem respeitar mais esses indicadores, mais chances tem de ser um dos finalistas da premiação.


O Prêmio Ação pela Água é realizado pelo Consórcio PCJ desde o ano 2000 e já reconheceu diversas empresas, municípios e instituições de ensino e pesquisa da região que transformaram a gestão de recursos hídricos. A cada edição, o Consórcio PCJ propõe um tema para que os participantes apresentem iniciativas que modificaram o trato da água.


Dúvidas e mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail: premio@agua.org.br.


O 8º Prêmio Ação pela Água é organizado pelo Consórcio PCJ e conta com o patrocínio da Agência Reguladora Regional (ARES-PCJ) e da Papirus Somosvita. A iniciativa ainda possui os apoios institucionais de: ABES, ABRHidro, Fundação Agência PCJ, Comitês PCJ, ANA, ASSEMAE, Consimares, LADSEA da Unicamp, NUPS da USP, OGA, REBOB e Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo.


Quem perdeu o Gota d’Água Entrevista e o Lançamento do 8º Prêmio Ação pela Água pode assistir no canal do Consórcio PCJ no YouTube, acessando o link: https://youtu.be/Fn3TWlF3Mbw



Fonte: Consórcio PCJ

49 visualizações