top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

ABRHidro integra a delegação brasileira na 9a Assembléia do Conselho Mundial da Água

Suzana Montenegro integra a delegação brasileira na 9a Assembléia do Conselho Mundial da Água, representando ABRHidro e a APAC



Na foto da esquerda para direita ao fundo, Francisco Igor Nunes (Diretor do Departamento de Obras Hídricas do MDR), Suzana Montenegro (Vice-Presidente da Associação Brasileira de Recursos Hídricos – ABRHidro e Presidente da Agência Pernambucana de Águas e Clima – APAC) e, Prof. Benedito Braga (Membro do Conselho Consultivo da ABRHidro e Presidente Honorário do World Water Council), Ana Carolina Argolo Nascimento de Castro (Diretora da ANA) e Raimundo Ribeiro (Diretor-presidente da ADASA). Na frente da esquerda para direita, Marcel Sanches (Superintendente de Assuntos Regulatórios da SABESP), Vitor Saback (Diretor da ANA) e Vinicius Benevides (Presidente da ABAR).


“O Conselho Mundial da Água tem uma agenda temática em que os assuntos são discutidos por grupo de trabalho e força tarefa, mas a agenda principal é colocar a água como uma questão de prioridade política e é unindo as diversas instituições que compõem o Conselho e trabalham o tema da água em diferentes aspectos que se busca atingir o objetivo principal – água como prioridade política.” Explicou Suzana Montenegro.


Segundo Cristóvão Vicente Scapulatempo Fernandes, Presidente da ABRHidro, “a participação da Vice presidente da associação, Suzana Montenegro, na assembleia reforça uma demanda do conselho consultivo para construção de uma agenda de relevância nas questões internacionais na pauta da associação, em especial naqueles que estão ligados com a importância da água no seu aspecto legal e institucional. Dentro deste contexto é com muita satisfação que a associação teve a oportunidade de exercer seu direito de voto junto com representantes que alí se aplicaram, reforçando a relevância do tema e o significado que esse ato representa sob o ponto de vista da preparação na internacionacionalização dos temas ligados com a água e os aspectos de fundação que a ABRHidro possui através dos seus associados para poder corroborar na construção dessa pauta a nível mundial.


Na oportunidade, o Brasil elegeu três representantes no Conselho Mundial da Água. Foram eleitos para o mandato de três anos, o diretor-presidente da Adasa, Raimundo Ribeiro, o presidente da ABAR, Vinicius Benevides, e o superintendente de Assuntos Regulatórios na Sabesp, Marcel Sanches.


“Trata-se de uma vitória do Brasil, se fazer presente no maior organismo do mundo que trata da água, que entendemos não como produto mas um bem essencial para a sobrevivência humana”, destacou o diretor-presidente da Adasa, Raimundo Ribeiro.

Os eleitos exercerão o mandato de 2023 a 2025 e estarão à frente da organização do 10º Fórum Mundial da Água, que acontecerá em 2024, em Bali, na Indonésia.


Conselho Mundial da Água


O Conselho Mundial da Água é responsável pela condução coletiva da agenda global da água. Além do trabalho rotineiro inerente à posição – como a aprovação de atas, análise do contexto global, prospecção de eventos e entrada de novos membros – o Board, composto por 35 governadores, também é responsável por toda a estruturação do Fórum Mundial da Água – o maior evento internacional sobre o tema.


Organizado a cada três anos, o Fórum Mundial da Água oferece uma oportunidade única para que toda a comunidade e os principais tomadores de decisão possam colaborar com a proposição de metas a curto, médio e longo prazos a fim de solucionar os desafios globais da água.


Fonte: ABRHidro

17 visualizações
bottom of page