top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

Agência debate uso da água para geração hidrelétrica em conferência do setor


Diretor interino Patrick Thomas participa de painel - Foto: Divulgação VIEX / ABRAPCH
Diretor interino Patrick Thomas participa de painel - Foto: Divulgação VIEX / ABRAPCH

Na manhã desta quarta-feira, 23 de março, Patrick Thomas, diretor interino da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) participou do Painel Planejamento da Expansão e Inserção das Usinas Hidrelétricas, com ou sem Reservatório, na Matriz. O debate integra a programação da 5ª Conferência Nacional de PCHs e CGHs, realizada em Curitiba (PR), cujo objetivo é fomentar o debate técnico no setor de centrais geradoras hidrelétricas (CGHs) e de pequenas centrais hidrelétricas (PCHs).


Um dos temas abordados no encontro foi a necessidade do desenvolvimento de política pública para valoração e implantação de reservatórios para usos múltiplos da água em usinas hidrelétricas e PCHs, com foco no armazenamento do recurso e na geração de energia.


Também participaram desse painel o superintendente de Projetos de Geração da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Bernado Folly; o diretor executivo da Ludfor Energia, Douglas Ludwig; o representante da HydroWheel, Edson de Souza; o diretor do Comitê Brasileiro de Barragens (CBDB), Kironi Pires; e o gerente de Assuntos Regulatórios da Thymos Energia, Victor Ribeiro. A moderação do debate foi realizada pelo diretor de Associação Brasileira de PCH e CGH (ABRAPCH), Ademar Cury.


As pequenas centrais hidrelétricas possuem potência entre 5 e 30 megawatts. Já as centrais geradoras hidrelétricas são empreendimentos de geração de energia com até 5MW de potência.


Assessoria Especial de Comunicação Social (ASCOM) Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) (61) 2109-5129/5495/5103 www.gov.br/ana | Facebook | Instagram | Twitter | YouTube | LinkedIn

3 visualizações
bottom of page