top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

ANA realiza Roda de Conversa sobre linguagem simples no ENCOB 2022


Roda de Conversa sobre linguagem simples em 23 de agosto
Roda de Conversa sobre linguagem simples em 23 de agosto

Nesta quarta-feira, 24 de agosto, a partir das 17h, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) realizará a Roda de Conversa Linguagem Simples no Mundo das Águas. O evento acontecerá no estande da ANA, na área de Exposições do Rafain Palace Hotel & Convention, em Foz do Iguaçu (PR), no 24º Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (ENCOB 2022). A linguagem simples é uma técnica para aprimorar a comunicação de uma instituição junto a seus públicos e uma causa social voltada a esclarecer os direitos e deveres que os cidadãos têm para que eles possam acessar os serviços públicos de forma simples.


Durante o evento a representante do Laboratório de Inovação da ANA (ANA Inova), Luísa Barbosa, falará sobre o “hidrologiquês”, que é uma linguagem técnica utilizada por pessoas que já acompanham e entendem os temas do setor de recursos hídricos. A apresentação também será com foco na sensibilização do público do ENCOB 2022 quanto à importância do uso de linguagem simples no dia a dia.


Baseada no documento Dez Passos para Usar Linguagem Simples na ANA, Luísa explicará como aplicar esses dez passos para que as pessoas e instituições do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH), que reúne diversas instituições em prol das águas do Brasil, adotem a linguagem simples como uma prática permanente. Saiba mais sobre as ações da ANA sobre linguagem simples em: www.gov.br/ana/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/linguagemsimples/linguagemsimples.


Outro tema previsto para a Roda de Conversa é a capacitação a partir da Trilha de Formação – Comunicação Simples e Efetiva. Essa iniciativa indica um conjunto de atividades para que o participante desenvolva habilidades de escrita simples, escuta ativa e fala clara.


No decorrer da Roda de Conversa, Luísa também apresentará algumas legislações que falam sobre uma linguagem de fácil compreensão, como a Lei nº 12.527/2011, também conhecida como Lei de Acesso à Informação (LAI). A apresentação também abordará a Rede Linguagem Simples Brasil, que reúne diversas iniciativas sobre o tema no Brasil.


Linguagem simples


A linguagem simples é uma forma de comunicação usada para transmitir informações de maneira simples, objetiva e inclusiva. Ela também permite ao cidadão encontrar o que procura, entender o conteúdo imediatamente e usar a informação com facilidade. Por outro lado, esse tipo de linguagem não pode ser confundido com informalidade, coloquialidade, perda de qualidade técnica ou um simples resumo.


O ENCOB


O ENCOB 2022 é realizado pelo Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (FNCBH) e pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e Turismo do Paraná com o apoio do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (CBH Paranapanema) e da Rede Brasil de Organismos de Bacias (REBOB). Com o tema Gestão da Água: Responsabilidade de Todos, o ENCOB conta com patrocínio da ANA, que tem estande na área de Exposições do Encontro no Centro de Convenções do Rafain Palace Hotel & Convention até 26 de agosto.


Para destacar que a gestão das águas é responsabilidade de todos, a programação do 24º Encontro Nacional abordará diferentes temas, como: mudanças climáticas, eventos críticos e resiliência, uso racional da água, reúso e inovação, planejamento, regulação, boas práticas, gestão participativa e engajamento.

Assessoria Especial de Comunicação Social (ASCOM) Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) (61) 2109-5129/5495/5103 www.gov.br/ana | Facebook | Instagram | Twitter | YouTube | LinkedIn

45 visualizações
bottom of page