Nesta quarta-feira, 24 de agosto, a partir das 17h, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) realizará a Roda de Conversa Linguagem Simples no Mundo das Águas. O evento acontecerá no estande da ANA, na área de Exposições do Rafain Palace Hotel & Convention, em Foz do Iguaçu (PR), no 24º Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (ENCOB 2022). A linguagem simples é uma técnica para aprimorar a comunicação de uma instituição junto a seus públicos e uma causa social voltada a esclarecer os direitos e deveres que os cidadãos têm para que eles possam acessar os serviços públicos de forma simples.
Durante o evento a representante do Laboratório de Inovação da ANA (ANA Inova), Luísa Barbosa, falará sobre o “hidrologiquês”, que é uma linguagem técnica utilizada por pessoas que já acompanham e entendem os temas do setor de recursos hídricos. A apresentação também será com foco na sensibilização do público do ENCOB 2022 quanto à importância do uso de linguagem simples no dia a dia.
Baseada no documento Dez Passos para Usar Linguagem Simples na ANA, Luísa explicará como aplicar esses dez passos para que as pessoas e instituições do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH), que reúne diversas instituições em prol das águas do Brasil, adotem a linguagem simples como uma prática permanente. Saiba mais sobre as ações da ANA sobre linguagem simples em: www.gov.br/ana/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/linguagemsimples/linguagemsimples.
Outro tema previsto para a Roda de Conversa é a capacitação a partir da Trilha de Formação – Comunicação Simples e Efetiva. Essa iniciativa indica um conjunto de atividades para que o participante desenvolva habilidades de escrita simples, escuta ativa e fala clara.
No decorrer da Roda de Conversa, Luísa também apresentará algumas legislações que falam sobre uma linguagem de fácil compreensão, como a Lei nº 12.527/2011, também conhecida como Lei de Acesso à Informação (LAI). A apresentação também abordará a Rede Linguagem Simples Brasil, que reúne diversas iniciativas sobre o tema no Brasil.
Linguagem simples
A linguagem simples é uma forma de comunicação usada para transmitir informações de maneira simples, objetiva e inclusiva. Ela também permite ao cidadão encontrar o que procura, entender o conteúdo imediatamente e usar a informação com facilidade. Por outro lado, esse tipo de linguagem não pode ser confundido com informalidade, coloquialidade, perda de qualidade técnica ou um simples resumo.
O ENCOB
O ENCOB 2022 é realizado pelo Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (FNCBH) e pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e Turismo do Paraná com o apoio do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (CBH Paranapanema) e da Rede Brasil de Organismos de Bacias (REBOB). Com o tema Gestão da Água: Responsabilidade de Todos, o ENCOB conta com patrocínio da ANA, que tem estande na área de Exposições do Encontro no Centro de Convenções do Rafain Palace Hotel & Convention até 26 de agosto.
Para destacar que a gestão das águas é responsabilidade de todos, a programação do 24º Encontro Nacional abordará diferentes temas, como: mudanças climáticas, eventos críticos e resiliência, uso racional da água, reúso e inovação, planejamento, regulação, boas práticas, gestão participativa e engajamento.
Comentarios