Agricultura irrigada é tema de mesa redonda do 26º Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos
- amandachicattomkt
- há 2 horas
- 2 min de leitura

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) participou no dia 26 de novembro, da mesa redonda Agricultura Irrigada: Pesquisa aplicada, Reservação e Regulação do uso no 26º Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos (SBHR) realizado dos dias 23 a 28 de novembro no Pavilhão de Carapina, na Serra (ES).
O especialista em Regulação de Recursos Hídricos e Saneamento Básico da ANA, Thiago Henriques Fontenelle esteve presente como moderador da mesa, e durante o debate a mesa discutiu sobre a produção do conhecimento, destacando as publicações da ANA, entre elas o Atlas Irrigação e os estudos relacionados; e os mapas de áreas irrigadas e perspectivas de avanço na produção de dados de qualidade do MapBiomas.
Foi abordado também sobre a reservação e os exemplos de sucesso de políticas públicas e de parceria entre governos e produtores para implementação de soluções sustentáveis. Complementando o debate da mesa, foi discutido também sobre os aprimoramentos da outorga de direito de uso e a implementação de regras especiais como a Outorga com Gestão de Garantia e Prioridade (OGP) em áreas críticas.
Junto com Thiago estiveram presentes na mesa a representante do MapBiomas, Kênia Mourão; o representante da Comissão Nacional de Irrigação da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), David Marcelino Schmidt; o representante da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (SEAG/ES), Enio Bergoli; e o Presidente da Associação de Irrigantes do ES (ASSIPES) e Polo de Irrigação do ES, Thiago Luiz Orletti.
Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos
O SBRH é o maior evento de recursos hídricos da América Latina e retorna ao Espírito Santo após 28 anos. Realizado entre os dias 23 e 28 de novembro, na capital capixaba Vitória, o Simpósio reúne especialistas, gestores públicos, pesquisadores, profissionais do saneamento, representantes empresariais e estudantes para discutir o futuro da água no Brasil.
Com o tema A Água como Agente de Transformação: Conectando Pessoas, Saberes e Territórios, o evento promove mais de 35 mesas-redondas, conferências, minicursos e sessões técnicas. Também serão apresentados 1.100 trabalhos e 50 painéis temáticos. A expectativa é que mais de 20 mil participantes circulem pelo Pavilhão de Carapina durante a semana. O evento é promovido pela Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro) e conta com o apoio e patrocínio de dezenas de instituições públicas, privadas e acadêmicas; incluindo a ANA e o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR).
Fonte: Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)






