top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico e MIDR avançam na preparação conjunta para a COP30 com foco na água como eixo da adaptação climática

  • amandachicattomkt
  • há 6 horas
  • 2 min de leitura
ree

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) realizaram, em 15 e 16 de outubro, duas reuniões com foco na preparação para a participação conjunta das instituições na 30ª Conferência da Organização das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada de 10 a 21 de novembro em Belém (PA). Os encontros foram realizados com o intuito de fortalecer a presença do tema da água no centro das soluções de adaptação às mudanças climáticas, destacando o papel do Brasil na promoção de uma gestão integrada, participativa e baseada em evidências científicas. 


A primeira reunião Amigos do Diálogo de Baku ocorrida na última quarta-feira, 15 de outubro, coordenada pelo MIDR, reuniu representantes nacionais e internacionais para alinhar a agenda de água da COP30 às diretrizes lançadas pelo Azerbaijão na COP29, por meio do Diálogo de Baku sobre Água para Ação Climática. O encontro preparatório para a COP 30 reforçou o protagonismo brasileiro na condução da agenda global de resiliência hídrica e contou com a participação da diretora-presidente da ANA, Veronica Sánchez da Cruz Rios


Nesta quinta-feira, 16 de outubro, a ANA foi representada na segunda reunião entre ANA e MIDR pela diretora Larissa Rêgo; pela superintendente de Estudos Hídricos e Socioeconômicos, Ana Paula Fioreze; e pela assessora especial Internacional, Gisela Forattini. As discussões avançaram no alinhamento de agendas e na identificação de oportunidades de participação na COP30, considerando os diversos espaços do evento. Foram debatidas propostas para apresentar a experiência brasileira em gestão integrada dos recursos hídricos, soluções baseadas na natureza, proteção e defesa civil, entre outros aprendizados que evidenciam a importância da água como elemento central da ação climática. 


As iniciativas discutidas reforçam o compromisso da ANA e do MIDR em contribuir para a implementação efetiva dos objetivos da Conferência das Partes, colocando a água como eixo estratégico para a construção de um futuro mais resiliente e sustentável. Conforme debatido nos encontros, a mobilização em torno da construção da resiliência hídrica para a adaptação às mudanças climáticas não se encerra na COP30. 


Segundo as representantes da ANA nessa reunião de 16 de outubro, tal mobilização se traduz na atuação contínua da Agência na regulação do acesso à água, na segurança de barragens e na busca pela universalização do saneamento básico em cooperação próxima com os entes do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH) e com as entidades parceiras na implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos.


Fonte: Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)

FOOTER-STAKEHOLDERS-SITE-REBOB.jpg
logo-rebob-rodapé.png

A Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas - REBOB é uma entidade sem fins lucrativos constituída na forma jurídicos de Associação Civil, formada por associações e consórcios de municípios, associações de usuários, comitês de bacia e outras organizações afins, estabelecidas em âmbito de bacias hidrográficas.

  • Telegram
  • LinkedIn App Icon
  • Wix Facebook page
bottom of page