Agência organiza visita de técnicos da República Dominicana a Vera Cruz (RS) para conhecer projeto do Programa Produtor de Águas
- amandachicattomkt
- há 10 horas
- 2 min de leitura

Uma comitiva da República Dominicana realizou uma visita ao município de Vera Cruz, no Rio Grande do Sul, com o intuito de conhecer o Programa Produtor de Água, que é referência nacional em Pagamento por Serviços Ambientais (PSA). Esse encontro foi organizado pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) através de uma agenda que selecionou oito iniciativas de PSA em todo o Brasil para apresentar resultados, metodologias e impactos positivos na preservação hídrica.
Durante o encontro a coordenadora do Projeto Protetor das Águas, Tanise Etges apresentou os fundamentos da iniciativa, a trajetória e os resultados obtidos. A comitiva pôde conhecer a calculadora de PSA, ferramenta utilizada para mensurar indicadores ambientais e definir o pagamento aos produtores rurais participantes. Atendendo solicitação da ANA, os técnicos do Departamento de Recursos Hídricos do Rio Grande do Sul (DRH/RS) também participaram das atividades, com o intuito de ampliar conhecimento e troca de experiências.
Criado em 2001, o Programa Produtor de Água busca apoiar projetos que contenham ações de conservação de recursos hídricos no meio rural com foco na segurança hídrica, no reconhecimento e no estímulo aos serviços ambientais prestados pelos produtores rurais através das ações de conservação de água e solo em suas propriedades. Com o objetivo de proteger os recursos hídricos no Brasil, a ANA apoia projetos que visam à redução da erosão e do assoreamento de mananciais no meio rural, melhorando a qualidade e a quantidade de água disponível – inclusive aquela que chega às cidades para seu abastecimento.
A ANA apoia projetos do Produtor de Água por todo o Brasil, que atendem habitantes das regiões metropolitanas de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Goiânia (GO), Campo Grande (MS), Palmas (TO), Rio Branco (AC), entre outras regiões. Esses projetos contam com apoio de diversos parceiros, como prefeituras, comitês de bacias hidrográficas, universidades, organizações não governamentais (ONGs), empresas privadas e instituições públicas.
Fonte: Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)







Comentários