ANA debate gestão integrada de bacias em mesa redonda do 26º Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos
- amandachicattomkt
- há 1 hora
- 2 min de leitura

Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) participou na manhã desta terça-feira, 25 de novembro, da Mesa Redonda 10 com o tema Do Rio ao Oceano: Gestão Integrada de Bacias e Zonas Costeiras. O debate faz parte da programação do 26º Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, que está sendo realizado no Pavilhão de Carapina na Serra (ES).
O superintendente adjunto de Gestão da Rede Hidrometeorológica da ANA, Wesley Gabrieli, esteve presente nessa mesa redonda, apresentando o tema Decisões Baseadas em Evidências: Monitorar para Gerenciar. Durante sua participação, Wesley abordou a Resolução ANA n° 225/2024, que define a Rede Hidrometeorológica Nacional (RHN), os objetivos, princípios, organizações e competências da ANA no contexto dela.
Na apresentação Wesley explicou como a RHN é uma rede de estações hidrológicas mantidas por instituições públicas e privadas, voltadas à geração contínua de dados representativos e confiáveis sobre os recursos hídricos situados em território brasileiro, sob coordenação da Agência.
Ainda em sua apresentação o superintendente adjunto falou sobre os desafios para a implementação de rede de monitoramento no estuário e sustentabilidade financeira da RHN. Wesley abordou ainda as perspectivas e o plano de ação do Plano Nacional de Recursos Hídricos, que traz tanto a necessidade de se realizar a operação e manutenção da Rede Hidrometeorológica Nacional e redes estaduais de monitoramento quali-quantitativo quanto a o trabalho de se desenvolver estudo para avaliar as interfaces entre as políticas de recursos hídricos e de gestão na zona costeira.
Junto com Wesley, estiveram presentes na mesa redonda o doutor em engenharia oceânica, Daniel Rigo, professor na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES); e o mestre em Engenharia Oceânica, Paulo Cesar Rosman, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos
O SBRH é o maior evento de recursos hídricos da América Latina e retorna ao Espírito Santo após 28 anos. Realizado entre os dias 23 e 28 de novembro, na capital capixaba Vitória, o Simpósio reúne especialistas, gestores públicos, pesquisadores, profissionais do saneamento, representantes empresariais e estudantes para discutir o futuro da água no Brasil.
Com o tema A Água como Agente de Transformação: Conectando Pessoas, Saberes e Territórios, o evento promove mais de 35 mesas-redondas, conferências, minicursos e sessões técnicas. Também serão apresentados 1.100 trabalhos e 50 painéis temáticos. A expectativa é que mais de 20 mil participantes circulem pelo Pavilhão de Carapina durante a semana. O evento é promovido pela Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro) e conta com o apoio e patrocínio de dezenas de instituições públicas, privadas e acadêmicas; incluindo a ANA e o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR). Confira aqui a programação completa.
Fonte: Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)






