top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

ANA debate segurança hídrica na bacia do Alto Tietê


Nesta terça-feira, 17 de agosto, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) participou do Webinar Segurança Hídrica na Bacia do Alto Tietê. Representada pelo diretor interino Joaquim Gondim, a Agência debateu o tema O Risco de Seca Extrema na Bacia do Alto Tietê – Perspectivas Climatológicas, Hidrometeorológicas e de Gestão dos Recursos Hídricos. A apresentação e o debate como um todo estão disponíveis em vídeo no YouTube.


Além da participação de Gondim, a abertura do Webinar contou com as presenças do coordenador científico do Centro de Estudos e Pesquisas em Desastres de São Paulo, Eduardo Mendiondo; do secretário municipal de Serviços Urbanos de Hortolândia (SP) e ex-diretor-presidente da ANA, Vicente Andreu; e da meteorologista do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Caroline Vidal. A mediação do debate foi realizada pelo coordenador da Sala de Situação do Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo (DAEE/SP), Alfredo Pisani.


Realizado pela Câmara Técnica de Monitoramento Hidrológico e pelo Grupo de Trabalho Eventos Extremos, no âmbito do Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê (CBH-AT), o evento acontece até 19 de agosto sempre das 9h às 12h. Saiba mais em: https://comiteat.sp.gov.br/o-comite/eventos/seguranca-hidrica/#.


Principal manancial para abastecimento da Região Metropolitana de São Paulo, o Sistema Cantareira engloba as bacias hidrográficas do Alto Tietê e dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ). Por isso, o Alto Tietê desempenha um papel relevante para o abastecimento da maior cidade da América do Sul.


Assessoria Especial de Comunicação Social (ASCOM)

Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)

(61) 2109-5129/5495/5103

1 visualização
bottom of page