top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

ANA discute recursos hídricos e saneamento básico durante simpósios em Caruaru (PE)


Diretor Filipe Sampaio (à esq.) discursa na abertura do evento


O município pernambucano de Caruaru sedia simultaneamente o 16º Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste e o 15º Simpósio de Recursos Hídricos dos Países de Língua Oficial Portuguesa (SILUSBA) entre 6 e 11 de novembro. Na solenidade de abertura, o diretor da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) Filipe Sampaio destacou que a instituição tem priorizado temas relacionados à gestão de recursos hídricos no Nordeste.


“Recentemente alteramos a estrutura organizacional da Agência, criando, por exemplo, a Superintendência de Regulação de Serviços e Segurança de Barragens. Dentre suas atividades, está a de acompanhar a implementação do PISF [Projeto de Integração do Rio São Francisco], o mais importante projeto de infraestrutura hídrica do País, que está mudando a realidade de vários municípios nordestinos a partir do bombeamento das águas do Velho Chico”, ressaltou o diretor da ANA.


Além disso, Filipe Sampaio abordou a atuação da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico em prol da segurança hídrica do Brasil. “Seja na elaboração de estudos e projetos, na publicação de dados e informações de utilidade pública, na efetiva regulação, no monitoramento de eventos extremos ou na promoção de cursos e eventos de capacitação, o que nos move é a busca pela garantia da segurança hídrica para as populações. Essa é a nossa missão como instituição federal de recursos hídricos e de saneamento básico”, enfatizou o diretor.


Trinta anos depois de sua primeira edição, o Simpósio de Recursos Hídricos do Norte é realizado pela Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro), patrocinado pela ANA, com o tema Fortalecendo a capacidade adaptativa em busca da segurança hídrica frente às mudanças climáticas. Já o SILUSBA reúne representantes de países lusófonos para troca de experiências e discussões sobre pautas em comum voltadas à temática da água.


Solenidade de abertura dos simpósios em Caruaru (PE)


Participação da ANA


Na manhã desta segunda-feira, 7 de novembro, a ANA participou da mesa redonda com o tema Desafios para o Abastecimento d’Água e esgotamento Sanitário no Nordeste, representada pela coordenadora da Superintendência de Regulação de Saneamento Básico, Lígia Araújo.


Em 8 de novembro a agenda da ANA começará às 10h15 com a participação do especialista em regulação de recursos hídricos e saneamento básico Sérgio Ayrimoraes na mesa redonda sobre a Experiência Internacional na Capacidade Adaptativa para Gestão de Recursos Hídricos. Às 14h o coordenador de gabinete do diretor Filipe Sampaio, Marcus Vinícius de Oliveira, participará da mesa com o tema Segurança de Barragens: Desafios Técnicos e Desafios Regulatórios. Já às 17h o diretor Filipe Sampaio estará presente na conferência sobre Mudanças Climáticas: Análises Inovadoras em Sistemas de Sistemas.


Logo às 9h30 do dia 9, o diretor Filipe fará uma reunião sobre o 1º Fórum Latino-Americano da Água. Às 14h será a vez da especialista Flávia Barros participar das discussões da mesa redonda sobre Modelo de Gestão do Programa de Integração da Bacia do Rio São Francisco (PISF). Além disso, às 16h de 10 de novembro, a Agência estará presente na solenidade de encerramento dos simpósios.


Assessoria Especial de Comunicação Social (ASCOM) Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) (61) 2109-5129/5495/5103 www.gov.br/ana | Facebook | Instagram | Twitter | YouTube | LinkedIn | TikTok


Fonte: Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)

26 visualizações
bottom of page