Sumário da água

Blog da REBOB

ANA e CAPES promovem Seminário Nacional do ProfÁgua



A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), realiza o Seminário Nacional do Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (ProfÁgua), entre 5 e 7 de outubro. O evento acontece na sede da ANA, em Brasília, com transmissão pelo canal da Agência no YouTube por meio do link https://youtu.be/S0F3y-GtWF4.


O evento tem o objetivo de promover a integração entre alunos, professores, gestores e parceiros dos polos do ProfÁgua, assim como promover a troca de experiências e debates sobre conhecimentos teórico-metodológicos dos diferentes projetos de pesquisa dos alunos. O evento também apresentará os grandes temas do setor de recursos hídricos em pauta na agenda nacional e internacional durante a programação.


Participam do evento 211 alunos do mestrado profissional, sendo 150 presencialmente e 61 via internet. Os mestrandos terão a oportunidade de apresentar seus projetos de pesquisa e receber contribuições de professores e servidores(as) da ANA. Os projetos apresentados têm como temas: a regulação e gestão de recursos hídricos e saneamento; instrumentos de gestão e instâncias colegiadas; educação, capacitação e gestão de conflitos; monitoramento, qualidade e enquadramento; e conservação, água subterrânea e eventos críticos.


O ProfÁgua


Criado e fomentado pela ANA, desde 2015 o ProfÁgua vem formando, em todas as regiões do País, profissionais nas diversas temáticas que envolvem os recursos hídricos, aprimorando suas competências pessoais e profissionais. Com o mestrado, o intuito é qualificar esse público para lidar com os desafios mais complexos da gestão e da regulação das águas no Brasil. Nesse sentido, as dissertações do mestrado sempre têm um caráter de conhecimento aplicado, o que efetivamente contribui para o aprimoramento da gestão de recursos hídricos.


A ANA já investiu cerca de R$ 7 milhões para o funcionamento do curso, através do repasse de recursos para a CAPES, que avaliou o mestrado com a nota 4 – a maior para novos cursos. Hoje já existem mais de 300 profissionais com mestrado pelo ProfÁgua e há centenas de outros mestrandos com seus projetos de pesquisa em andamento.


Assessoria Especial de Comunicação Social (ASCOM) Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) (61) 2109-5129/5495/5103 www.gov.br/ana | Facebook | Instagram | Twitter | YouTube | LinkedIn | TikTok



36 visualizações