Sumário da água

Blog da REBOB

ANA e CBDB lançam livro Lições Aprendidas com os Acidentes e Incidentes em Barragens no Brasil

A publicação tem o objetivo de divulgar as lições aprendidas pelas experiências vivenciadas em acidentes e incidentes em barragens.


Barragem do rio Iraí (PR) - Foto: Zig Koch / Banco de Imagens ANA
Barragem do rio Iraí (PR) - Foto: Zig Koch / Banco de Imagens ANA

AAgência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e o Comitê de Brasileiro de Barragens (CBDB), lançaram na última sexta-feira, 29 de outubro, o livro “Lições Aprendidas com os Acidentes e Incidentes em Barragens e Obras Anexas no Brasil”. A publicação foi anunciada na sessão técnica “Principais Incidentes e Acidentes em Barragens de Rejeitos”, do 3º Encontro Técnico de Incidentes e Acidentes em Barragens (ETIAB), que aconteceu em Brasília.


O livro foi apresentado durante o evento pelos servidores da ANA Rogério Menescal, secretário-geral, e Fernanda Laus, coordenadora de Regulação de Serviços Públicos e da Segurança de Barragens. A publicação é um dos produtos previstos no âmbito do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) firmado pela Agência e pelo Comitê Brasileiro de Barragens (CBDB), e apresenta mais de 160 casos de falhas decorrentes de insuficientes critérios, soluções, investigações de campo e dados hidrológicos confiáveis, além da não observação adequada dos fenômenos hidráulicos e de falhas nos processos construtivos, de monitoramento, operação e manutenção das barragens.


A obra mostra cada acidente ou incidente com descrição de fontes, efeitos causados, impactos sociais e econômicos decorrentes e, por fim, as soluções propostas e adotadas para a recuperação dos danos, transformando os episódios e seus transtornos em lições para o presente e o futuro.


Através da análise de acidentes e incidentes propiciada pelos relatos, principalmente por aqueles baseados em consistentes informações técnicas, o livro cumpre seu objetivo de divulgar para o meio técnico da multidisciplinar tecnologia de barragens as lições aprendidas pelos que vivenciaram as situações enfrentadas pela Engenharia.

Com esse registro de caráter histórico, os autores oferecem sua contribuição para o ulterior desenvolvimento do Política Nacional de Segurança de Barragens, um dos objetivos primordiais da ANA e do CBDB.


A programação do III Encontro Técnico de Incidentes e Acidentes em Barragens abordou os principais incidentes e acidentes em barragens no exterior e barragens de rejeito, bem como as formas de enfrentamento de situações de alerta e emergência. Entre os casos apresentados, constaram: o acidente na Barragem de Uttarakhand; o acidente na Barragem de Oroville; as tragédias de Mariana e Brumadinho (MG) e o incidente na Barragem de Granjeiros (CE).


Mais informações sobre a atuação da ANA em segurança de Barragens estão disponíveis em www.snisb.gov.br.


Assessoria Especial de Comunicação Social (ASCOM)

Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)

(61) 2109-5129/5495/5103

www.gov.br/ana | Facebook | Instagram | Twitter | YouTube | LinkedIn

95 visualizações