ANA e MIDR realizam reunião de alinhamento estratégico para fortalecer o CNRH e suas Câmaras Técnicas
- amandachicattomkt
- há 18 horas
- 2 min de leitura

A diretoria da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e a Secretaria-Executiva do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), sob coordenação do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), realizaram, nesta quarta-feira (15/10), uma reunião de alinhamento estratégico voltada ao fortalecimento do Conselho e das atividades desenvolvidas por suas sete Câmaras Técnicas.
Durante o encontro, os pontos focais da ANA nas Câmaras Técnicas apresentaram os principais avanços e desafios enfrentados pelos colegiados e seus grupos de trabalho. As discussões abordaram especialmente a revisão e atualização de resoluções e normativas, reforçando a importância de manter o dinamismo e a relevância desses espaços de debate. A Câmara Técnica de Segurança de Barragens (CTSB) foi citada como exemplo de avanço, com ações que têm contado com o apoio e o consenso da Secretaria-Executiva do MIDR — considerados fundamentais para o bom andamento das atividades.
Para a diretora da ANA Larissa de Oliveira, o Conselho Nacional de Recursos Hídricos é um espaço estratégico dentro do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (Singreh), reunindo usuários, poder público e sociedade civil em torno de pautas essenciais para a gestão da água no país. “Precisamos garantir que as pautas prioritárias do sistema estejam em debate e avancem de forma integrada e efetiva”, destacou a diretora.
As Câmaras Técnicas do CNRH exercem papel essencial no fortalecimento da governança da água no Brasil. Elas subsidiam as decisões do Conselho com análises técnicas, propostas normativas e recomendações estratégicas, contribuindo diretamente para a implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos.
Como encaminhamento da reunião, foi sugerida maior mobilização, capacitação e envolvimento ativo dos membros do Conselho — especialmente diante da entrada de novos representantes e representações. Também foram propostas a realização de reuniões setoriais de alinhamento e a elaboração de um plano estratégico que consolide as prioridades de trabalho do CNRH, em consonância com os programas do Plano Nacional de Recursos Hídricos (PNRH).
O alinhamento entre a ANA e o MIDR reforça o compromisso conjunto com o fortalecimento institucional do CNRH e do Singreh, promovendo uma atuação cada vez mais colaborativa e orientada para resultados em prol da segurança hídrica nacional.
As sete Câmaras Técnicas do CNRH são:
- Câmara Técnica de Integração de Políticas Públicas (CTIPP);
- Câmara Técnica de Planejamento e Gestão Integrada (CTPGI);
- Câmara Técnica de Educação, Capacitação, Mobilização Social e Informação (CTECMI);
- Câmara Técnica de Segurança de Barragens (CTSB);
- Câmara Técnica de Instrumentos de Gestão (CTIG);
- Câmara Técnica de Assuntos Institucionais e Legais (CTAIL);
- Câmara Técnica de Águas Subterrâneas (CTAS).
Fonte: Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)