top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

ANA e UFBA abrem segunda edição da especialização em segurança de barragens nesta sexta-feira (24)


Barragem do reservatório do Iraí em Curitiba (PR) - Foto: Zig Koch / Banco de Imagens ANA

Nesta sexta-feira, 24 de março, às 9h, acontecerá a abertura da segunda edição do curso de especialização em Segurança de Barragens: Aspectos Técnicos e Legais. Promovido pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com o apoio da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), o evento será transmitido via internet: https://meet.google.com/thq-bsiv-aha.


A palestra de abertura será ministrada pelo superintendente de Regulação de Serviços Hídricos e Segurança de Barragens da ANA, Marcelo Nunes de Oliveira. Também estão previstas as participações da coordenadora do curso e professora da UFBA, Yvonilde Medeiros, e dos superintendentes da Agência Humberto Gonçalves e Viviane Brandão. A partir das 14h haverá uma aula introdutória do curso, exclusiva para os(as) alunos(a) do programa, com o representante da Associação Brasileira das Empresas Geradoras de Energia Elétrica (ABRAGE) Ovidio Joaquim do Santos Junior.


O curso será realizado remotamente pela plataforma Moodle e terá carga de 540 horas. Durante a especialização também está previsto um momento presencial com visita técnica em campo. A capacitação busca contribuir para a formação de profissionais dos órgãos gestores estaduais de recursos hídricos tanto em atividades de análise de projetos quanto em procedimentos de operação, manutenção e avaliação de segurança de barragens. O intuito é capacitar esses servidores para que possam analisar os relatórios de inspeção das barragens, dentre outras competências.


A especialização é voltada aos órgãos públicos de gestão e fiscalização da segurança de barragens e entidades civis responsáveis pela fiscalização desses empreendimentos. Além disso, o curso tem como públicos agentes de defesa civil, técnicos de órgãos de controle e avaliação de projetos, órgãos gestores estaduais de recursos hídricos, entre outras instituições que se relacionam com o controle das estruturas das barragens.


A formação conta com 27 alunos de 17 estados, tendo a participação de técnicos da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), (DNOCS), Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e a ANA.


A especialização faz parte do planejamento de capacitação para segurança de barragens, que está no programa de educação e comunicação sobre segurança de barragens de usos múltiplos, da ANA, disponível em: https://capacitacao.ana.gov.br/images/documentos_pdf/programa_capacitacaoSB_final.pdf

Para acessar outras ações sobre as barragens e para outros cursos EaD, acesse a plataforma: www.escolavirtual.gov.br/?query=&temas%5B%5D=44&corid=9858c6b0-a50c-c35e-60b4-ad3e1de9cf80.

Estagiária Gabi Siqueira sob supervisão de Raylton Alves

Assessoria Especial de Comunicação Social (ASCOM) Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) (61) 2109-5129/5495/5103 www.gov.br/ana | Facebook | Instagram | Twitter | YouTube | LinkedIn | TikTok


Fonte: Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)

22 visualizações
bottom of page